Nas redes sociais, o influencer Agenor Tupinambá anunciou a entrega da sua capivara ‘de estimação’ para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O animal, apelidado de Filomena, era protagonista em muitos vídeos, seja nadando com Agenor, descansando, acompanhando as atividades ou comendo capim. Por decisão judicial, Filó foi entregue aos cuidados do Ibama na quinta-feira (27/04) e os conteúdos que tinham ela como participante foram excluídos. O ribeiro ainda terá de pagar R$ 17 mil em multas.
Uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal foi levantada contra Agenor, por utilizar a imagem de um animal silvestre sem autorização foi feita ao órgão e desta ação, foi gerada uma multa. Para arcar com o custo, uma vaquinha virtual foi aberta. Além disso, o tiktoker teve de entregar o animal. Agenor divulgou uma extensa despedida para a capivara na madrugada desta sexta-feira (28/04).
Em trecho, ele lamenta não poder estar mais por perto: “Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó está, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca.”
A deputada estadual Joana Darc participou intensamente na defesa do influencer, fazendo vários vídeos em conjunto de Agenor.
O Ibama concedeu liberação para o animal ficar em algum bando natural perto do antigo dono, mas, o pecuarista teme os perigos da região para o animal. Em diálogo com o instituto, foi decidido que o mamífero fosse levado para Manaus até a segunda (24/04) – prazo já expirado.
Após a data estipulada, o transporte foi via avião e o animal foi deixado sob cuidados de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que ajudará Filó a ser reintegrada em bando natural.