Um homem de 61 anos, que mora em Vitória, no Espírito Santo, pode ter sido o primeiro infectado no Brasil com o vírus H5N1, causador da gripe aviária. A suspeita foi notificada nesta quarta-feira (17/5), informa o Ministério da Saúde (MS).
Leia Mais
Fábio Porchat é criticado após defender piadas ofensivas de Léo LinsVídeo: cratera de 2,5m de profundidade se abre e engole irmãos, no RioOperação da PF combate quadrilha que troca etiquetas de bagagensGripe aviária: ministro da agricultura decreta estado de emergênciaMoradora de condomínio é presa suspeita de chamar vigia de 'macaco'Segundo o Ministério da Saúde, amostras do paciente e de outras 32 pessoas que trabalham no parque foram encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Posteriormente, o material coletado também será analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Sobre o vírus
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral — causada pelo vírus H5N1 — altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.
“Atualmente, o mundo vivencia a maior pandemia de influenza aviária, e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, produção ou aves silvestres locais”, pontua o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Na segunda-feira, o Estado de Minas mostrou que a contaminação de duas aves silvestres pelo vírus H5N1 foi confirmada em Marataízes e Vitória, ambas no Espírito Santo.
Na segunda-feira, o Estado de Minas mostrou que a contaminação de duas aves silvestres pelo vírus H5N1 foi confirmada em Marataízes e Vitória, ambas no Espírito Santo.
Contaminação em humanos
Contaminações em humanos pelo vírus podem ser adquiridas, na maior parte das vezes, por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. “Deste modo, lembramos a toda população que, ao avistar aves doentes, acione o serviço veterinário local”, recomenda o Mapa.