Após trabalhar por 40 anos sem receber salário, uma idosa de 78 anos foi resgatada de uma situação de trabalho análogo à escravidão em Fortaleza, no Ceará. As informações são do jornal Diário do Nordeste.
Leia Mais
Goiás: Operação do MTE resgata 212 pessoas de trabalho análogo à escravidãoIndígena teria sido mantida em condições análogas à escravidão em SPAdolescentes são encontrados em condição análoga à escravidão em fazendas de arrozCinco trabalhadores caem em caixa d'água em construção no TatuapéUniversidade Federal do Amapá apura suposta apologia do nazismoMulheres são suspeitas de dopar chilenos no Rio; um deles morreuDois adolescentes morrem atingidos por balas perdidas na volta da escolaEm relato, a trabalhadora afirmou não se lembrar de ter recebido salário e que não saía para folgas ou fins de semana, trabalhando sempre de domingo a domingo. Auditores fiscais fizeram o resgate em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Secretaria dos Direitos Humanos do governo do estado.
O MTE explicou que quando a situação de trabalho análogo à escravidão é comprovada, a pessoa envolvida é retirada imediatamente do local e medidas são tomadas contra os empregadores.
"São lavrados autos de infração frente a cada irregularidade trabalhista apurada, como falta de pagamento de salários, excesso de jornada, falta de registro e vários outros. Também é exigido o pagamento para a trabalhadora dos salários retroativos de todo o período e o pagamento de verbas rescisórias", afirmou.