O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu nesse domingo (28/5) a fase de apuração de dados do Censo Demográfico 2022, incluindo a coleta de informações. A previsão é de que os resultados preliminares da pesquisa nacional sejam anunciados em um mês, em 28 de junho. O objetivo do IBGE é divulgar entre 80% e 90% do censo até o final de dezembro.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que alcança todos os 5.570 municípios brasileiros, visando fornecer um panorama da população e das condições habitacionais no país. A coleta de dados teve início em 1º de agosto de 2022.
Leia Mais
Lula quer 20 milhões a menos de pobres até o final do anoCenso 2022: Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, indica prévia do IBGEDiretor do IBGE assume de maneira interina após exoneração de presidentePolícia prende 31 suspeitos de integrar grupo que aplicava golpe dos nudesSuspeito de matar o ator Jeff Machado já trabalhou na GloboCachorro desmaia em incêndio e é salvo por bombeiros no DFNesta edição do censo, os profissionais capturaram as coordenadas geográficas de GPS, permitindo aos analistas do IBGE acompanhar todo o trajeto dos recenseadores em áreas urbanas, rurais, florestas e aglomerados subnormais.
- Censo 2022: Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, indica prévia do IBGE
Em março, o IBGE realizou a Ação Nacional de Mobilização em 20 estados com o objetivo de diminuir o percentual de domicílios não respondentes ao Censo 2022 em aglomerados subnormais, conhecidos popularmente como favelas, comunidades, vilas, grotas ou palafitas. A iniciativa contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa) e do Data Favela em seis estados (Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) e recebeu o nome de Favela no Mapa.
Em abril, o IBGE promoveu a Ação de Mobilização do Censo em Áreas de Alta Renda, com a participação de recenseadores e servidores do Instituto em eventos de conscientização em 18 estados da Federação. O objetivo das duas ações foi obter o maior número de informações nos domicílios ainda não respondidos.
Outras estratégias foram adotadas junto às administrações de condomínios para aumentar a adesão e as entrevistas com moradores desses locais. A população também teve à disposição o telefone 137, Disque-Censo, para agendar entrevistas com recenseadores do IBGE.