O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu nesse domingo (28/5) a fase de apuração de dados do Censo Demográfico 2022, incluindo a coleta de informações. A previsão é de que os resultados preliminares da pesquisa nacional sejam anunciados em um mês, em 28 de junho. O objetivo do IBGE é divulgar entre 80% e 90% do censo até o final de dezembro.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que alcança todos os 5.570 municípios brasileiros, visando fornecer um panorama da população e das condições habitacionais no país. A coleta de dados teve início em 1º de agosto de 2022.
Para garantir um censo de qualidade e maior controle da operação em tempo real, o IBGE contou com a tecnologia como aliada, além de ações de mobilização para reduzir o índice de não resposta, atualmente abaixo de 4,5% na média nacional. Os equipamentos utilizados pelos recenseadores em 2022 possuíam imagens de alta resolução e chips que permitiam o monitoramento em tempo real.
Nesta edição do censo, os profissionais capturaram as coordenadas geográficas de GPS, permitindo aos analistas do IBGE acompanhar todo o trajeto dos recenseadores em áreas urbanas, rurais, florestas e aglomerados subnormais.
- Censo 2022: Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, indica prévia do IBGE
Em março, o IBGE realizou a Ação Nacional de Mobilização em 20 estados com o objetivo de diminuir o percentual de domicílios não respondentes ao Censo 2022 em aglomerados subnormais, conhecidos popularmente como favelas, comunidades, vilas, grotas ou palafitas. A iniciativa contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa) e do Data Favela em seis estados (Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) e recebeu o nome de Favela no Mapa.
Em abril, o IBGE promoveu a Ação de Mobilização do Censo em Áreas de Alta Renda, com a participação de recenseadores e servidores do Instituto em eventos de conscientização em 18 estados da Federação. O objetivo das duas ações foi obter o maior número de informações nos domicílios ainda não respondidos.
Outras estratégias foram adotadas junto às administrações de condomínios para aumentar a adesão e as entrevistas com moradores desses locais. A população também teve à disposição o telefone 137, Disque-Censo, para agendar entrevistas com recenseadores do IBGE.