Jornal Estado de Minas

FRENTE FRIA

Manaus registra 21ºC e moradores ironizam frio: 'acordei na Inglaterra'

Manaus, no Amazonas, amanheceu na casa dos 20ºC nesta quinta-feira (15/6). A temperatura é considerada baixa para os padrões da capital, que costuma registrar calor acima dos 30 ºC. Na semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) alertou que uma frente fria atingiria várias partes do país, entre elas a região amazônica. Moradores de Manaus reclamaram do frio nas redes sociais. "Bom dia, Manaus. Quem ligou o ar condicionado?", brincou a prefeitura da cidade.





 

Nos próximos dias, a temperatura em Manaus se mantém entre 23ºC a 26ºC. Mas no período da tarde pode passar dos 30ºC. Até segunda-feira (19/6), a previsão é de nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Segundo o Inmet, o volume total de chuvas pode chegar a 50 milímetros em 24h, com ventos de até 60 KM/h. A umidade do ar máxima desta quinta é de 85%.


"Depois de tantos anos morando em Manaus, finalmente ficou frio de verdade", comentou um internauta no Twitter. "Achei que tivesse acordado em Curitiba (mas para eles 21 graus é calor). Manaus fazendo frio", disse outro. "Que época do ano nova é essa que estamos passando?", indagou um terceiro. Em 1975, o jornal A Crítica estampou na manchete: "Manaus treme de frio". Na época, a capital chegou na mínima de 5ºC.

Ao Correio, o meteorologista Mamedes Luiz Melo explica que a friagem se deve a chegada de uma massa de ar frio no sul do Amazonas. "A tarde deve ficar em torno de 26ºC a 27ºC, então será bem friozinho hoje. Porém, a partir de amanhã a temperatura já se eleva. É normal que algum fenômeno, no inverno do hemisfério sul, conhecido como friagem, cause isso", diz.





Veja a repercussão do frio: