A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, informou, na manhã desta segunda-feira (19/6), que investiga um caso suspeito de febre maculosa. A vítima é um bebê de um ano que está internado em um hospital da capital do estado.
Leia Mais
Febre maculosa: SP confirma 5º caso em frequentador de evento em fazendaFebre maculosa: Campinas confirma quarta morte pela doença na cidadeFebre maculosa: 6 mortes já foram confirmadas no país, no ano; 1 em MinasLei que exige exame toxicológico de motoristas profissionais é sancionadaMorre segunda vítima de atentado em escola no ParanáAinda segundo a pasta, a região de Guia Lopes da Laguna não tem registros de febre maculosa. O estado também tem baixos índices de contaminação para a doença.
- Leia também: Febre maculosa: conheça sintomas e tratamentos
Entre 2012 a 2022, foram notificados 55 casos de febre maculosa, com seis confirmados. O último registro foi em 2018, e a vítima morreu.
Mais casos suspeitos em Campinas
Já em São Paulo, subiu para 17 o número de pessoas que estiveram em eventos na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, e apresentaram sintomas de febre maculosa. De acordo com a atualização desta segunda-feira (19/6), um novo caso suspeito foi confirmado pela Prefeitura de Paulínia.
Há também seis casos suspeitos de Hortolândia, e quatro de Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo. Os municípios de Jundiaí e Itupeva têm duas ocorrências cada um, enquanto as cidades de Mogi Guaçu e Americana têm um.
Em relação ao caso de Paulínia, a prefeitura informou que o estado de saúde é estável e que o paciente segue sendo medicado.
Mortes pela doença
- mulher de 28 anos, que morava em Hortolândia;
- uma dentista de 36 anos;
- o namorado da dentista, um empresário de 42 anos;
- uma adolescente de 16 anos
Casos suspeitos
- Hortolândia: seis pessoas (quatro mulheres e dois homens) que estiveram recentemente em eventos na fazenda estão sendo acompanhadas clinicamente pela Secretaria de Saúde;
- Santa Isabel: quatro pessoas que estiveram na feijoada. Duas seguem internadas;
- Jundiaí: duas pessoas que estiveram na fazenda. Nenhuma está internada;
- Itupeva: dois suspeitos que participaram do show do cantor Seu Jorge, na fazenda;
- Americana: uma pessoa que esteve na fazenda;
- Mogi Guaçu: uma pessoa que esteve na fazenda;
- Paulínia: uma pessoa que esteve na fazenda
A Prefeitura de Campinas informou que investiga também outro caso suspeito de uma pessoa que apresentou sintomas e passou pela fazenda, mas em data anterior à feijoada e ao show. Se confirmado, este será considerado um caso fora do surto.