Um homem de 32 anos, de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, é a primeira vítima de febre maculosa no estado, em 2023. Dionatas Rodrigues da Costa morreu nessa segunda-feira (19/6) em decorrência da doença. A confirmação foi anunciada pela prefeitura da cidade e pela Secretaria da Saúde do estado, nesta terça-feira (20/6).
Leia Mais
Mais dois municípios em SP notificam 11 casos suspeitos de febre maculosaFebre maculosa: SP confirma 5º caso em frequentador de evento em fazendaFebre maculosa: Campinas confirma quarta morte pela doença na cidadePaciente internado em hospital é atingido por bala perdida e morreQuanto de droga pode ser considerado para uso próprio? STF deve definirDe acordo com a Prefeitura de Barra de São Francisco, a suspeita inicial era de que o homem tinha meningite, mas os exames descartaram a doença no último dia 7 e em 13 de junho, o diagnóstico de febre maculosa foi confirmado.
Leia também: Febre maculosa: conheça sintomas e tratamentos
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, familiares relataram para a Vigilância Epidemiológica da cidade que o homem teria frequentado locais com capivaras. A pasta informou também que neste ano, o Espírito Santo registrou dez casos de febre maculosa e uma morte. Em 2022, durante todo ano, foram 25 casos confirmados e 11 mortes.
Alerta
No estado de São Paulo, subiu para 17 o número de pessoas que estiveram em eventos na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, e apresentaram sintomas de febre maculosa. De acordo com a atualização dessa segunda-feira (19/6), um novo caso suspeito foi confirmado pela Prefeitura de Paulínia. Até agora, cinco mortes relacionadas ao surto na região de Campinas já foram confirmadas.