(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RODOVIA TINHA NOME DO DONO DO BAÚ

Justiça revoga lei que nomeava complexo viário de 'Silvio Santos'

Legislação, aprovada em 2011, foi considerada inconstitucional por designar nomes de indivíduos vivos a espaços públicos


21/06/2023 10:08 - atualizado 21/06/2023 10:37
438

Silvio Santos
O complexo viário com o nome de Silvio Santos fica perto do SBT (foto: Divulgação)

A lei que nomeava o complexo viário situado no km 23 da rodovia Anhanguera em São Paulo como 'Silvio Santos' foi revogada pela justiça paulista. O local fica próximo à sede da emissora de televisão SBT, pertencente ao apresentador. A justiça entendeu que tal legislação violava os princípios da administração pública. 

A proposta do projeto de lei (PL) foi feita em 2009 por André Soares (DEM), deputado da época, e obteve aprovação em 2011. Geraldo Alckmin, governador do estado naquele período, sancionou a lei em outubro do mesmo ano.

 

A ação que resultou na anulação da sanção foi iniciada pela Procuradoria-Geral do Estado. A instituição argumentou que é inconstitucional a prática de atribuir nomes de pessoas vivas a espaços públicos. 

A desembargadora Marcia Dalla Déa Barone, no requerimento, expressou que a nomeação de um patrimônio público com o nome de uma pessoa viva 'gera benefícios de caráter pessoal ao homenageado, em desacordo com a moral jurídica'. Ela defendeu que tal prática permite ao homenageado a promoção de sua imagem e a divulgação de seu nome à população através da 'propaganda' materializada na homenagem refletida na denominação do bem público. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)