Uma equipe da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) realizava um treinamento quando foi informada que um homem estava pendurado em uma encosta de mais de 100 metros de parede vertical. A vítima fraturou as pernas no acidente.
Segundo os bombeiros, o esportista sofreu várias outras lesões, mas seu estado de saúde era estável. Ele é militar do Exército e não quis ter o nome divulgado.
O resgate foi realizado com o auxílio de um helicóptero, mas não foi possível levar a vítima para o interior da aeronave.
"Os policiais se equiparam, tripularam a aeronave e partiram para o local do fato. Chegando lá, constataram que seria um resgate extremamente difícil, pois o paraquedista estava preso em uma pequena moita na parede, à beira do precipício. Um simples vento das hélices poderia derrubá-lo", afirmou o delegado Fabrício Oliveira.
Assim, um policial foi amarrado a uma corda que estava presa ao helicóptero, e a vítima foi entrelaçada ao seu corpo. Um vídeo mostra o momento em que a vítima é levada para o solo.
"A ação foi extremamente arriscada porque a aeronave teve que se manter a menos de um metro da vegetação da encosta e muito próxima às pedras para que o policial pudesse acessar a vítima", acrescentou o delegado.
De acordo com o Parque Nacional da Tijuca, onde a Pedra da Gávea está localizada, a pedra é considerada o maior monolito à beira mar do mundo, com 844 metros de altura.