Contrário ao consenso na ciência de que a ação humana provoca o aquecimento global, o secretário-executivo de mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, disse que o planeta estaria se "salvando" deste fenômeno e que aumento da temperatura na Terra tem fatores geológicos, cósmicos e solares.
Leia Mais
Humorista se veste de hamster em avenida de São PauloCharrete entra na fila de drive-thru em fast food de São PauloPolicial mata dois colegas de trabalho em Salto, no interior de São PauloMatança de cães infectados com parasita gera polêmica em cidade de São PauloCOVID-19: São Paulo registra primeiro caso da variante ArcturusA fala do secretário de Estado foi categorizada como "polêmica" com base em "adivinhação" e "série de bobagens" pela procuradora federal Georgia Sena Martins, doutora em geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também presente no evento.
O caso ocorreu no início de junho. Porém, um vídeo com a fala de Pinheiro Pedro e a reação da procuradora só começou circular em grupos de WhatsApp nos últimos dias.
Embora Antônio Fernando Pinheiro Pedro negue, o consenso da comunidade científica, reunida no Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), é que o aquecimento global é um fenômeno causado pelo acúmulo de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera, que ocorre na queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva, entre outras atividades do ser humano.
A reportagem procurou a prefeitura de São Paulo, mas ainda não teve retorno.