(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRISTE REALIDADE

Fome no Brasil: país tem 21 milhões de pessoas sem comida, diz relatório

No último levantamento, feito entre 2014 e 2016, apenas 1,9% dos residentes no país se encontravam em situação grave


12/07/2023 17:13 - atualizado 12/07/2023 17:13
438

Cerca de 21,1 milhões de brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar grave no ano passado
Cerca de 21,1 milhões de brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar grave no ano passado (foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2023 (State of Food Security and Nutrition in the World (SOFI), divulgado nesta quarta-feira (12/7) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 21,1 milhões de brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar grave no ano passado, o que representa quase 10% de toda a população brasileira.
 
No último levantamento, feito entre 2014 e 2016, apenas 1,9% dos residentes no país se encontravam em situação grave, o que revela que a porcentagem de brasileiros passando fome praticamente quintuplicou nos últimos sete anos. Entre as que sofreram insegurança alimentar grave ou moderada, esse dado chegou a 70,3 milhões no ano passado, ou 32,8% da população.
 
Para a FAO, os principais fatores que influenciaram nesse aumento expressivo da fome, tanto no Brasil, quanto no mundo, foram a pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia. Ambos os eventos ainda causam problemas na produção e no abastecimento de alimentos em diversos países.
 
 
“Em um mundo de abundância, ninguém pode passar fome. E ninguém pode sofrer a crueldade da desnutrição. Mas esses dados da pesquisa ‘The State of Food Security and Nutrition’, desenham uma imagem dura da nossa realidade”, afirmou, mais cedo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a apresentação do relatório em Roma.
 
 
Ainda de acordo com o estudo, 10,1 milhões de pessoas sofriam por desnutrição no Brasil, o que representa 4,7% de toda a população do país. Em relação à América Latina, o Brasil possuiu mais da metade de todos os casos de crianças abaixo de 5 anos afetadas pela desnutrição. Dos 700 mil casos registrados, 500 mil ocorreram em solo brasileiro.
 
*Estagiário sob a supervisão de Renato Souza


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)