As temperaturas caíram na madrugada desta sexta-feira (14) na Serra Catarinense, o que contribuiu para a queda de neve nas regiões de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici.
Esse é o primeiro registro de neve no Brasil no inverno de 2023 e o segundo do ano. A primeira vez que o fenômeno ocorreu foi em abril, também em Bom Jardim da Serra.
A chegada dos flocos de neve foram registradas em vídeo por turistas e moradores da região e postadas nas redes sociais. Muitos estavam acordados à espera do fenômeno e saíram às ruas para acompanhar.
Leia Mais
Manaus registra 21ºC e moradores ironizam frio: 'acordei na Inglaterra'Vídeo: motorista escapa de placa desgovernada derrubada por cicloneCiclone com ventos de 140 km/h deixa um morto no RS e 468 mil sem energiaGelo nas asas de aviões atrasa e cancela voos em aeroporto de Curitiba Exército prepara novo hospital sem licenciamento ambiental a 1 km de área de conservaçãoPadre da Fundação Terra é preso após acusação de estuproNo distrito de Cruzeiro, em São Joaquim, o fenômeno foi registrado inicialmente às 4h. No momento, os termômetros registravam 0,72ºC no município, que fica a uma altitude de 1.500 metros.
Em Urubici, o fenômeno iniciou-se como uma chuva congelada e, em seguida, surgiram os primeiros flocos de neve.
A menor temperatura foi registrada no município de Urupema, às 6h de hoje, quando os termômetros marcaram -0,62°C, segundo informou o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).
Na quarta-feira, o Epagri/Ciram já havia gerado um alerta sobre a possibilidade de neve, por conta da chegada de uma massa de ar polar.
Segundo os meteorologistas, a chegada do ar polar e a umidade, associada ao ciclone extratropical que está se afastando em direção a alto mar, favoreceu uma pequena janela para ocorrência de chuva congelada e neve nas áreas altas da Serra Catarinense.