SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O frio durante a madrugada deste sábado (15/7) acabou gerando formação de gelo nas asas de aviões, o que provocou atrasos e cancelamentos de voos, todos da companhia aérea Azul, no início da manhã no aeroporto Salgado Filho, em Curitiba (PR).
Leia Mais
Ciclone deixa trem de passageiros parado por 10h em serra do ParanáCom temperatura perto de 0°C, SC registra primeira queda de neve no invernoCiclone com ventos de 140 km/h deixa um morto no RS e 468 mil sem energiaPF mira líderes de quadrilha que trocava etiqueta das bagagens em GuarulhosMega-Sena 2611 e outras loterias: veja números sorteados (15/7)
De acordo com a empresa, devido às condições climáticas da capital paranaense, a formação de gelo ocorreu nas extremidades das aeronaves que pernoitaram no aeroporto. Quatro voos que sairiam de Curitiba -para Belo Horizonte, para o aeroporto de Congonhas (na zona sul de São Paulo) e dois para Campinas (SP)- ficaram retidos em solo aguardando condições necessárias para decolagem.
Os embarques foram liberados a partir das 8h45, somente após o degelo nas asas.
Um voo de Curitiba para Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e outro de Guarulhos para Curitiba foram cancelados, pelo mesmo problema. Um outro voo para Campinas também foi cancelado por questões técnicas na aeronave.
Em nota, a Azul informou que as medidas foram tomadas por questão de segurança e que os passageiros receberam assistência, sendo reacomodados em outros voos da companhia.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Curitiba e Porto Alegre tinham as menores temperaturas mínimas previstas entre todas as capitais brasileiras neste sábado, com 4ºC. A máxima na cidade paranaense não deve passar de 15ºC.
O frio vai continuar neste domingo em Curitiba, com temperatura entre 6ºC e 17ºC -será a menor mínima entre as capitais, de acordo com o Inmet.
A agência Climatempo explica que o avanço de uma massa de ar frio de origem polar sobre o centro-sul do Brasil na sexta-feira (14/7) derrubou a temperatura em várias capitais brasileiras.
Em São Paulo, o sábado começou com os termômetros na casa dos 9,1°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura. A região sul da capital paulista marcou as temperaturas absolutas mais baixas, mas não foi o recorde.
A estação meteorológica de Capela do Socorro/Parelheiros, que fica entre as regiões das duas subprefeituras da zona sul, registrou 5,8°C. No centro, a temperatura alcançou 11,2°C.
A menor marca até agora foi constatada na madrugada do dia 17 de junho, com média de 8,5°C -4,3°C na estação Capela do Socorro-Parelheiros.