O padre Airton Freire, 67 anos, líder do movimento Fundação Terra, em Pernambuco, está sob custódia da polícia e foi transferido para um hospital de Recife devido a uma crise de hipertensão sofrida no sábado (22/7). Suspenso das atividades religiosas desde maio, o padre tinha sido preso preventivamente na sexta-feira (21/7), após ser acusado por uma mulher de envolvimento em crime de estupro em agosto do ano passado.
Leia Mais
Mais de 100 milhões de abelhas morrem por uso indevido de agrotóxicoCemitério aposta no bom humor e faz meme até mesmo com BarbieMais de 20% dos feminicídios registrados no Brasil acontece aos domingosPolicial militar participa de racha; assistaCaixão com corpo cai de carro funerário no meio da ruaPolícia confirma que DNA encontrado em vítima de estupro é de dentistaAfegãs lamentam proibição de salões de beleza pelo Talebã: 'Lugares que nos davam esperança'Mãe tenta salvar filho de 7 anos de correnteza em rio e morre afogadaDino: Ex-PM faz delação premiada e assume participação na morte de Marielle
A defesa do padre afirmou que o estado de saúde dele é conhecido pelas autoridades judiciais e que a prisão preventiva é contestada "pelos advogados que o defendem por não atender os requisitos previstos em lei". "A defesa enfatiza a necessidade de um habeas corpus para que ele responda em liberdade."
Leia: Polícia prende suspeito de praticar estupros por 23 anos
A denúncia da mulher contra o padre foi feita em outubro de 2022, mas o caso só veio à tona em maio deste ano, quando ela comentou sobre o estupro em um programa jornalístico local. Segundo a mulher, ela frequentava os retiros espirituais organizados pelo padre desde 2019 e que conheceu o religioso quando busca ajuda para tratar uma depressão.
Leia: Criança denuncia estupro após ver programa na TV, e primo é indiciado
A Fundação Terra, liderada pelo padre Airton, se manifestou sobre o caso e afirmou que as obras beneficentes da organização vão continuar. "É um processo duro, que tem sido dificultado por alguns atores que talvez estejam agindo movidos por interesses nada nobres. Mas a luz, sabemos, se sobrepõe sempre às trevas da ignorância", disse a Fundação, em nota enviada ao Diário de Pernambuco.
O que diz a lei sobre estupro no Brasil?
O que é assédio sexual?
Leia também: Cidade feminista: mulheres relatam violência imposta pelos espaços urbanos
O que é estupro contra vulnerável?
Penas pelos crimes contra a liberdade sexual
O que é a cultura do estupro?
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.