Um homem atacou, na tarde desta terça-feira (1°/8), uma jovem que voltava para casa, em Vicente Pires, no Distrito Federal. A vítima, de 18 anos, conseguiu escapar após o homem ter tentado tirar a roupa dela, no meio da rua.
À Polícia Civil, ela contou que estava voltando para casa quando notou o homem na moto a seguindo. Aos agentes, ela também relatou que o homem iria tampar a boca dela, e implorou para que o homem não fizesse nada. Como havia uma pessoa na rua, ela conseguiu se desvencilhar e fugir. Tudo foi registrado por câmeras de segurança.
Leia Mais
Corpo de haitiano morto em explosão no PR segue no IML por falta de parentes no BrasilOperação policial no Complexo da Penha deixa 10 mortos e três feridosPara a polícia, a vítima contou que o homem chegou a arranhá-la. Durante todo o ataque, ele não retirou o capacete e não tentou assaltar a vítima. Ao Correio, a mãe da vítima disse estar revoltada com a situação, principalmente pela falta de policiamento na região. O homem está foragido.
O caso é investigado pela 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires), e o criminoso ainda não foi identificado pela polícia. Informações sobre ele podem ser enviadas pelo 197 - disque-denúncia da PCDF.
Importunação
Na última semana, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou um levantamento dos seis primeiros meses de 2023. O maior número verificado pelo levantamento foi o de importunação sexual. Apenas neste ano, 356 crimes dessa natureza ocorreram na capital federal, enquanto no ano passado, foram 283. Embora as mulheres apareçam como maioria nas ocorrências (90,1%), as vítimas são de ambos os sexos.
O perfil que predomina entre os autores é de homens (96,9%), sendo as principais faixas etárias de 18 a 30 anos (22,4%); 31 a 40 (18%); e 41 a 50 (20,2%). Das ocorrências, 64% foram identificadas pela polícia. Diferentemente dos últimos indicadores, o local onde esses crimes ocorrem, na maioria das vezes, é dentro do transporte público. Há registros dentro de ônibus, veículo de aplicativo, metrô, avião, transporte irregular e até dentro de escola pública.
Em casos de importunação sexual, a denúncia pode ser feita tanto pela vítima quanto por qualquer pessoa que presenciar o ato criminoso, podendo relatar o caso ao motorista e aos demais passageiros do ônibus, ou ligar para a Polícia Militar, pelo telefone 190. Se a vítima for mulher, pode recorrer também à ajuda da Central de Atendimento à Mulher, pelo 180. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes.