Um policial militar atirou e matou um homem identificado como Thiago Graciote Moraes, de 29 anos, durante a abordagem de uma ocorrência que começou com a denúncia de som alto na madrugada do último sábado (5), em Cotriguaçu (MT).
Leia Mais
Menina de 4 anos morre ao cair do oitavo andar Justiça absolve//www.em.com.br/app/noticia/nacional/2023/08/08/interna_nacional,1542637/amp.html>Cresce o número de cidades com subsídio a empresas de ônibus após pandemiaAção policial no Rio termina com morte de criança e adolescente
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que dois homens se recusam a obedecer as ordens dadas pelos policiais. Eles se afastam e um deles diz que não é "bandido", um agente parte para cima e tenta dar uma rasteira em um deles, mas não consegue.
Em seguida, Thiago intervém para ajudar o amigo, fala que "ninguém iria colocar as mãos nele". O agente, então, saca a arma e, após Thiago dizer "atira, atira, atira", efetua dois disparos. A PM-MT informou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas a vítima morreu no local.
O que diz a PM-MT
Segundo a polícia, os agentes foram solicitados para verificar uma denúncia de perturbação do sossego na Avenida Henrique Xavier Rondovalho. Ao chegarem ao local, foram informados de uma confusão nos arredores e que havia um indivíduo supostamente armado.
Conforme a corporação, durante a abordagem, Thiago teria "avançado para cima do PM", "direcionou a mão na cintura" e que, "dada a informação que tinha um homem armado, o PM agiu rapidamente efetuando dois disparos".
De acordo com a PM, Thiago tem passagem pela polícia por dirigir embriagado e atropelar duas pessoas.
A Polícia Militar determinou o afastamento do agente. A Corregedoria-Geral da corporação abriu inquérito para apurar o ocorrido, e solicitou o acompanhamento do MP-MT (Ministério Público de Mato Grosso) nas investigações. Não há informações de que alguém foi preso durante a ocorrência.