O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota, enviada na manhã desta terça-feira (15), que o apagão elétrico que atingiu todas as regiões do país e o Distrito Federal foi parte de uma "ação controlada" do órgão para evitar maiores danos a rede elétrica do país.
O blackout começou por volta das 08h. De acordo com o ONS, uma ocorrência levou à “separação elétrica” no sistema, como se as regiões Norte e Nordeste tivessem sido desconectadas da rede nacional. A distribuição de cerca de 16 mil megawatts de energia foi interrompida.
Leia Mais
Apagão interrompe funcionamento do metrô de BHApagão atinge Minas e vários outros estados e assusta brasileirosBH: consumidores relatam aumento da gasolina em vários postos Por que em Roraima não teve apagão? EntendaApagão nacional: transporte público é principal queixa de internautas Apagão: luz é restabelecida no Sudeste e Sul; há regiões sem energiaApagão nacional: no Paraguai, Alexandre Silveira vai voltar ao BrasilEm Minas, a Cemig confirmou que parte dos clientes mineiros foram afetados pelo apagão e que a energia foi prontamente restabelecida.