O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial à saúde devido à onda de calor que assola o Brasil, em meio ao inverno. De acordo com o órgão, 20 estados estão na rota das temperaturas altas e o alerta é válido até, pelo menos, esta sexta-feira (25/8).
As previsões do Inmet preveem temperaturas até 5ºC acima da média para essa época do ano. Esses alertas, conforme o instituto, são considerados de "situação meteorológica potencialmente perigosa" e apresentam "leve risco à saúde".
Estados
Os estados de Sergipe e Alagoas são os únicos do Nordeste que não serão aingidos pela onda de calor. No Norte, além do Acre, Amapá e Roraima também escaparam do alerta sobre os riscos potenciais das altas temperaturas.
Na mesma linha que esses estados, o Inmet previu que Santa Catarina e Rio Grande do Sul não deverão registrar altas temperaturas. Nesses estados, segundo o alerta do instituto, deverá ocorrer tempestades.
Diferente dos colegas do Sul, o Paraná foi apontado como mais um estado com "risco potencial" de ondas de calor devido às temperaturas elevadas.
No sudeste, além de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo apresentam alerta. Já na região norte, o extremo sudoeste do Amazonas, o Sul do Pará, Rondônia e Mato Grosso também terão altas temperaturas. Por fim, no centro-sul, Goiás e o centro-norte do Mato Grosso do Sul também estão sob aviso.