Uma chuva forte vem atigindo o Rio Grande do Sul desde o fim de semana. Cinco mortes foram registradas no estado nessa segunda (4/9). Até o início da tarde de ontem, havia registro de danos em 21 municípios gaúchos e cerca de 215 pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Em Passo Fundo (RS), o rio de mesmo nome subiu e deixou diversas casas embaixo d'água. Pessoas e animais tiveram que ser resgatados.
A Prefeitura de Roca Sales (RS) aconselhou que a população suba nos telhados. "Nesse momento desesperado, bombeiros e defesa civil não estão dando conta de auxiliar a todos que necessitam. Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe, o auxílio profissional do estado só vira nas primeiras horas da manhã", diz.
A Prefeitura da cidade pede o auxílio daqueles que tenham barcos. "Pedimos encarecidamente que ajude quem precisa nesse momento", termina.
Segundo a Defesa Civil da Roca Sales, o nível do rio Taquari, até às 23h de ontem estava em 22,37m, quase o triplo se comparado às 12h, quando estava a 8,96m. A cidade segue ilhada, dificultando a entrada de profissionais para ajudar a população.