O novo modelo do passaporte brasileiro começa a ser emitido a partir desta terça-feira (3/10) pela Polícia Federal (PF). As mudanças mais visíveis estão presentes no design do documento, que tem agora, imagens que representam a flora e a fauna brasileiras em várias páginas, como mostra o vídeo publicado pela PF.
Leia Mais
PF volta a produzir passaportes; 100 mil pessoas estão na filaNovo Passaporte: saiba como ficou e o que mudaSuspensão de passaportes afeta cerca de 10 mil pessoas por dia, diz PFAluno acusa professor de ameaçá-lo com faca em universidade de São PauloRepórter derruba porta em cima de mulher durante gravação: "Tá repreendido"Trocador de ônibus assassinado cochilava no momento do assalto; veja vídeo
Além da foto colorida tirada na hora de fazer o passaporte, o documento terá uma foto em preto e branco formada com dados biométricos da pessoa na página de dados pessoais.
Haverá também imagens adicionais que só podem ser observadas com luz ultravioleta. No exterior, o novo documento começará a ser expedido, em embaixadas e consulados do Brasil, somente em 2024.
É obrigado trocar?
Não será obrigado trocar pelo novo passaporte. Há dois requisitos para troca: quando o documento estiver totalmente preenchido e quando este vencer. A validade é de 10 anos.
Valor da emissão
Caso seja necessário emitir o novo documento ou queira fazer a troca para o novo, a taxa de emissão é de R$ 257. Em casos de emergência, o valor é de R$ 334.
Como emitir?
Basta acessar o site do Governo Federal, preencher um formulário, pagar a taxa e agendar o atendimento. Depois, é só ir para a unidade selecionada.