“No creo en brujas, pero que las hay, las hay”! Passadas as eleições, nos deparamos com o dia delas: 31 de outubro. Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo e adaptou-se por meio do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do halloween, cuja tradução é “noite sagrada”. Portanto, este é o momento certo de enfrentarmos os fantasmas que assombram o mercado imobiliário!
Estamos prestes a entrar no último bimestre de um dos anos mais difíceis para investidores de imóveis e imobiliaristas brasileiros. Um ano em que enfrentamos, além da crise econômica – que sozinha já seria suficiente para fazer tremer todas as estruturas do sistema imobiliário do país –, uma Copa do Mundo sediada do outro lado do planeta, com direito a encurtar expedientes de trabalho ou desvirtuar a atenção de todos que alternavam o foco entre jogadas do futebol e a continuidade da crise política...
Brasileiros passaram a conhecer mais juízes das cortes superiores de Justiça do que jogadores, realidade de um momento conturbado e amplificado com as campanhas políticas, até que, por fim, chegaram as eleições. Nesse processo, a energia ficou concentrada na expectativa do novo cenário político, econômico e social que se desenhará daqui pra frente. Disputas acirradas, ânimos exaltados e o mercado imobiliário ainda preocupado com velhos e novos fantasmas. O antídoto é empreender; é agir. Muitos de nós atravessamos períodos ainda mais conturbados e sobrevivemos a todos eles.
O que se vê hoje é que temos em Minas uma empresa como a MRV, que está em constante movimento, atenta às constantes mudanças! Rubens Menin, fundador e presidente do conselho da MRV, recebeu o prêmio mundial de empreendedor do ano de 2018, em Mônaco. Menin foi o escolhido, entre empreendedores de 46 países, como World Entrepreneur of the Year. A escolha dele se deu por representar, com eficiência e maestria, as empresas familiares e o desafio de lidar com incertezas geopolíticas; as convergências que afetam setores no mundo todo, transformando competição em colaboração; as oportunidades e desafios para o futuro das cidades; e as novas estratégias para captação de recursos.
Foi a primeira vez que um empreendedor da América do Sul recebeu essa honraria. Um mineiro que, a exemplo de muitos, enfrenta os fantasmas com garra, trabalho e criatividade. A CMI/Secovi-MG prestará uma homenagem ao empresário na grande noite de certificações do PQEX, por se orgulhar do empresário que tão bem representa nosso mercado mundialmente.
Em 26 e 27 de novembro, a entidade vai certificar as empresas mineiras que mais investiram na capacitação de suas equipes. É o Programa de Qualificação e Excelência Empresarial (PQEX), que, além de ser um selo de compliance, prepara, de fato, os profissionais para uma melhor performance no mercado. O conhecimento aplicado é, sem dúvida, a melhor arma para enfrentar as bruxas das ondulações do mercado provocadas pelos tsunamis socioeconômico e político que devastaram nosso país.
No dia 26, será realizado, pelo segundo ano, o Dialogando com o Mercado: um dia inteiro de debates e exposição de ideias sobre os temas de maior interesse e destaque para empresários do setor de loteamentos, incorporação imobiliária, corretoras e administradoras de imóveis e administradoras de condomínio.
A hora é de enfrentar o que assusta com conhecimento, dados confiáveis e equipes preparadas. É preciso abandonar o “eu acho” e aderir ao “nós sabemos”. Trocar o medo pela confiança, o “sempre foi assim” pelo “pode ser melhor”! A hora é de preparar o elixir do sucesso com trabalho, pesquisas, ideias e muito treinamento. É com profissionalismo, fé e entusiasmo que espantaremos, de fato, todas as bruxas e fantasmas que assombram o desenvolvimento das empresas do mercado imobiliário.
.