Rafael Mendes
Zootecnista
Não existem respostas certas ou estratégias simples diante de cenários incertos, sobretudo quando esses cenários são resultantes de contextos mundiais. Em se tratando do agronegócio, a inovação e a tecnologia se encaixam perfeitamente no momento atual. O uso dos softwares de gestão, ter uma comunicação alinhada com a equipe e traçar metas são boas estratégias.
Outro ponto é que durante uma crise precisamos ter uma visão diferenciada para oportunidades e aprendizados. Importante, também, alinhar a comunicação com a equipe, demonstrando as metas, os objetivos, o que é possível fazer, quais serão os diferenciais, entre outros. Trazendo para a prática, algumas ferramentas podem ser aliadas para que o pecuarista possa montar uma gestão que seja assertiva com o seu negócio.
Diante disso, a gestão a distância é uma alternativa assertiva para manter as operações funcionando e compartilho cinco pilares imprescindíveis para o funcionamento das atividades. O primeiro é manter o foco na atividade-fim da empresa. É o momento de avaliar e reavaliar as receitas, custos e, eventualmente, despesas que possam ser cortadas ou prorrogadas. Reveja seu plano nutricional, planejamento de abates, evolução de rebanho e esteja sempre atento para o caixa.
O segundo é a gestão do tempo. Planejar o tempo e selecionar o que é realmente importante a ser feito. Gerir o tempo no qual estará conversando/alinhando o trabalho da fazenda com a equipe.
O uso de ferramentas é o terceiro pilar. Utilize as diversas ferramentas disponíveis. O software é o mais indicado. Faça uso de planilhas, indicadores e utilize de informações relevantes que possam embasar a tomada de decisão. Já a liderança, mesmo na ausência física, é o quarto pilar. Seja uma liderança presente (mesmo ausente fisicamente) e tenha comunicação frequente e assertiva. Comunique-se com o seu time, busque se importar genuinamente com as pessoas. Use as tecnologias para acompanhar o que está ocorrendo e ter controle.
E, por último, tenha metas. Estabeleça metas, crie um cronograma de atividades (semanal ou quinzenalmente), acompanhe seus indicadores e compartilhe com seu time.
Além de estabelecer metas, criar cronogramas e ter uma comunicação com a equipe. É importante fazer uma análise das tarefas que foram realizadas. Verifique o que foi feito e analise os resultados alcançados. Pois a partir desse relatório, é possível checar se está tendo resultados ou se será necessário mudar as suas estratégias.