Cesar Giaconi
Administrador de empresas, especialista em
capacitação da liderança. Formado também em psicologia organizacional, é mestre em gestão empresarial e gestão de pessoas e
pós-graduando de Educação e Tecnologia pela Universidade de São Carlos
Vivemos num mundo competitivo onde as empresas focam na lucratividade e nos resultados para atender os anseios dos investidores. Um fator que está sendo cada vez mais discutido no meio organizacional é com relação à liderança humanizada. Neste novo modelo de pensamento, a empresa, além de buscar entregar resultados aos investidores, busca beneficiar todas as partes interessadas, ou seja, empresas com uma gestão socialmente consciente.
De acordo com o Instituto do Capitalismo Consciente Brasil, os pilares dos negócios consciente são: propósito maior – capaz de curar os problemas e dores da sociedade –;
incentivo à liderança consciente;relação equânime entre todos os envolvidos no negócio; e preservação da cultura consciente que sustenta o propósito na prática.
Para ajudar a reflexão desse assunto, neste artigo trago algumas reflexões sobre a importância dos relacionamentos entre as pessoas dentro da organização. A primeira pergunta que gostaria de propor para reflexão: por que preciso criar relacionamentos saudáveis? Somos seres humanos sociáveis, ou seja, nascemos para viver uns com os outros e precisamos aprender a desenvolver relacionamentos saudáveis. Não somos uma ilha para viver isolados e sem outras pessoas não conseguimos crescer.
Você já parou para pensar como dependemos das pessoas para poder viver? Pense naquele cafezinho que tomamos no escritório: existem várias etapas na cadeia do processo produtivo e quantas pessoas trabalharam para você ter aquele momento gostoso no seu dia-a-dia. E o pessoal da limpeza, que se dedica para deixar o ambiente limpo, organizado e agradável. Mas alguns podem estar pensando: eles são pagos para isso. Trabalhei numa empresa onde o serviço de limpeza era terceirizado. Uma vez, eles entraram em greve e nós pudemos perceber o caos que ficou o escritório e os banheiros. Como eles são importantes na organização! Percebo que algumas vezes esses profissionais não recebem o tratamento que merecem: bom dia, boa tarde, um abraço e um pouco mais de atenção. Isso humaniza o trabalho e valoriza o ser humano.
A reflexão que estou provocando é como colocar um olhar afetuoso para a pessoa que convivemos no nosso trabalho. Muitas vezes esse discurso acaba sendo poético, pois existem pessoas agressivas, arrogantes, chatas, irritantes etc. Verdade, concordo plenamente que vivemos num mundo onde encontramos pessoas nos mais diversos níveis de evolução. Porém, acredito que, pela lei da atração, ninguém passa pela nossa vida por acaso. Quando convivo com pessoas com os predicados acima, costumo me perguntar: qual é a oportunidade de aprendizado com essa pessoa? Penso que cada um dá o que tem e lamento que essa pessoa ainda age assim (na verdade essa pessoa está sendo minha professora). Procuro não recriminar, pois num passado não muito distante também me comportava como ela. Na verdade, somos benfeitores uns dos outros na escala da evolução. Somos uma célula no vasto campo da vida e estamos interligados a tudo e a todos.
O convite que deixo aqui: podemos ser um anticorpo nesta sociedade doente para combater a falta de tolerância, respeito e amor? Quer humanizar sua empresa, sua equipe? Comece pelos relacionamentos interpessoais.
A empresa humanizada
Não somos uma ilha para viver isolados e sem outras pessoas não conseguimos crescer