Jornal Estado de Minas

Estímulo à inovação fortalece os pequenos negócios

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

Marcelo de Souza e Silva
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

O estímulo à inovação no setor de comércio e serviços sempre foi uma preocupação da CDL/BH. O programa Varejo Inteligente, desenvolvido por nossa entidade há sete anos junto com o Sebrae Minas, agora será replicado em todo o país por meio de uma parceria com o Sebrae Nacional. Nós conectamos as micro e pequenas empresas com o que há de novidade para melhorar o seu negócio em termos de inovações. São cursos, capacitações, workshops que estimulam novas descobertas para o empreendedor.  
 
Fazemos isso porque sabemos que a inovação contribui significativamente para potencializar um negócio, melhorar a competitividade das empresas, reduzir custos e aumentar o faturamento.




 
Cada vez mais, os empreendedores buscam soluções inovadoras para lidar com os desafios do dia a dia. De acordo com levantamento recente feito pelo Sebrae, em âmbito nacional, meio milhão de empresas buscaram apoio da instituição para desenvolver ações inovadoras, em 2021. Esse número é mais de 60% superior ao detectado em 2019, quando foram atendidas 301,8 mil empresas com esse mesmo objetivo.
 
Felizmente, a nossa cidade está bastante conectada ao movimento inovador e tecnológico. Belo Horizonte tem se destacado como um ambiente de inovação importante em Minas Gerais e no Brasil, incluindo a sede de um notável parque tecnológico. De acordo com dados do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), a capital mineira tem 595 startups e empresas de base tecnológica cadastradas na plataforma. Somos a segunda cidade com maior número de startups do Brasil. 
 
Esse tema, pela sua importância, precisa estar no radar dos candidatos à corrida eleitoral, bem como ser incluído como prioridade na agenda pública pelos gestores. O poder público e os empreendedores têm muito a ganhar com a estruturação de políticas públicas que favoreçam o diálogo entre o setor produtivo e os ecossistemas de inovação.




 
Incentivar a transformação digital dos pequenos empreendimentos, por exemplo, é essencial para o fortalecimento da atividade empresarial. Além da visão estratégica e a primordial mudança de mentalidade em prol da inovação, é pertinente o olhar sobre a atual defasagem tecnológica que impacta a competitividade das empresas, causando queda no faturamento e até o fechamento do negócio.
 
A disponibilização de linhas de crédito específicas para o financiamento de iniciativas inovadoras que aumentam a produtividade do pequeno negócio também deve ser considerada como uma solução para o tema. 
 
Outra questão central nessa temática é a formação e a capacitação de mão de obra na área de tecnologia e inovação. É urgente a adoção de projetos e iniciativas que tenham como finalidade preparar profissionais para o mercado digital e de inovação. Investimento em educação é, sem dúvida, essencial para alavancar novos talentos e suprir a necessidade de profissionais na área.




 
Dar prioridade ao assunto é um passo importante para estarmos atentos às novas mudanças tecnológicas e, consequentemente, aumentar nossa capacidade de adaptação a elas. 
 
A nova tecnologia 5G, por exemplo, proporcionará uma conectividade fundamental para o desenvolvimento do setor de comércio e serviços. Acelerar o processo de instalação das antenas com essa tecnologia em toda nossa Minas Gerais contribuirá para potencializar o ecossistema de inovação e transformar as cidades em locais mais atrativos ao empreendedorismo. Estar preparados para receber a tecnologia 5G, com toda a infraestrutura adequada, impacta diretamente na competitividade dos municípios em atrair investimentos.
 
Não por acaso, o fomento à inovação foi escolhido pelas entidades empresariais como uma das pautas mais relevantes para o segmento.
 
A CDL/BH, com o apoio das entidades empresariais do comércio, lançou a plataforma Eleições 2022 – O comércio em ação para que os empresários e os postulantes a cargos públicos por Minas Gerais possam demonstrar seu apoio ao setor, assinando um abaixo-assinado pela melhoria do ambiente de negócios.
Para conhecer os outros temas prioritários para o setor, acesse eleicoes2022.cdlbh.com.br. Assine o manifesto e nos ajude a fortalecer ainda mais essa ação. Seu apoio é fundamental.