Ronaldo Scucato
Presidente do Sistema Ocemg
O cooperativismo mineiro encerra o ano de 2022 com conquistas que colaboram para um mundo mais justo e sustentável. No último mês de novembro, o Sistema Ocemg, que congrega cerca de 800 cooperativas e mais de 2,5 milhões de co- operados, obteve o registro definitivo da marca MinasCoop Energia, um projeto pioneiro alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Alicerçado nos pilares econômico, ambiental e social, a iniciativa vai além da redução de custos e economia de recursos, gera energia limpa com doação de parte do excedente a instituições filantrópicas.
O Sistema Ocemg é signatário do Pacto Global da ONU desde 2018, sempre zelando pelas ações de desenvolvimento econômico e social do setor, em prol das comunidades nas quais atua. Com pouco mais de um ano, o MinasCoop Energia se tornou referência como projeto de sustentabilidade. Em reconhecimento à importância da iniciativa em relação à geração de energia limpa, fomos convidados pelo governo de Minas Gerais para participar da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 27), em Sharm El-Sheilk, no Egito. O encontro reuniu representantes de todo o mundo para debater temas ligados às mudanças climáticas. Na ocasião, o MinasCoop Energia foi destacado como exemplo no âmbito do cuidado com a saúde do planeta.
Um orgulho que confirma a responsabilidade e o compromisso do setor com ações de sustentabilidade. A expectativa em 2023 é ampliar o número de cooperativas que integram o programa e, consequentemente, o número de pessoas beneficiadas por elas. O excedente da energia gerada pelas usinas do Sistema Ocemg será doado a partir de janeiro à Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, entidade que há mais de um século é referência no tratamento de milhares de pessoas.
Outras cooperativas também já estão doando energia para Apaes, hospitais filantrópicos, entre outras instituições de fundamental importância para a sociedade. Um exemplo a ser seguido e fomentado. Exatamente com essa proposta, o Sistema realizou, em setembro deste ano, o Seminário de Energia Fotovoltaica, apresentando o panorama e perspectivas futuras sobre a energia fotovoltaica no Brasil e no mundo, bem como o novo marco legal da energia no país.
Estamos em sintonia com os preceitos da Organização das Nações Unidas em defesa de um mundo mais justo e equilibrado. Ressaltamos ainda o Programa Dia de Cooperar (Dia C), idealizado pelo Sistema Ocemg, e que, desde 2009, já beneficiou mais de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil por meio de iniciativas voluntárias que contribuem para a transformação social de pessoas, comunidades e instituições sociais. Um projeto que se tornou referência dentro e fora do país com o envolvimento direto de mais de 100 mil voluntários por ano.
Vale lembrar que a essência do Environmental, Social & Governance (ESG) é garantir o bem-estar social, tão propalado atualmente; faz parte dos princípios do cooperativismo desde 1844, quando um grupo de trabalhadores criou a primeira co- operativa em Rochdale, na Inglaterra.
Mais de um século e meio se passou e o DNA cooperativista de promover o desenvolvimento individual e coletivo sem deixar ninguém para trás se mantém forte e atuante em todo o mundo. Seguimos investindo na responsabilidade socioambiental, de maneira contínua e inovadora, colhendo os resultados que são para todos. Somos Coop!