Leandro Alvarenga
CEO da Enterprise Tech Flashvolve
Nos últimos anos, nunca ouvimos tanto falar sobre a importância de se investir em tecnologia com a missão de proporcionar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Em um mercado de trabalho dinâmico e concorrido, as empresas têm entre seus maiores desafios diminuir os índices de turnover (alta rotatividade) e reter talentos que são essenciais e estratégicos para os negócios. E é exatamente para melhorar esses gargalos que o endomarketing ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo.
Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) aponta que 70% das empresas dos mais diversos portes dizem que engajar os gestores sobre a importância da comunicação está entre os maiores desafios atualmente, além disso, 58% desejam melhorar a experiência do colaborador e 55% pretendem gerenciar o excesso de informações nas empresas. Em geral, junto aos líderes, a área de comunicação interna das empresas tem essa missão de proporcionar o melhor para os colaboradores.
Isso mostra o quanto investir em uma boa comunicação é fundamental para que os colaboradores se sintam mais felizes e engajados com a cultura da empresa, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional, além do fortalecimento do senso de comunidade. Em um mundo cada vez mais tecnológico, criar ações de engajamento também já é realidade nos principais meios digitais. Ou seja, hoje as companhias podem investir em soluções que proporcionam um acesso personalizado, ágil e com objetivo de impactar positivamente todas as áreas da empresa.
Por meio do endomarketing, é possível promover atividades em equipe, que contribuem na construção do Employer Branding, marca empregadora para os colaboradores, stakeholders ou influenciadores importantes nas companhias. Além disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada na comunicação aberta e transparente entre líderes e liderados. Ela é capaz sim de reduzir os índices de rotatividade, porque ao ter um relacionamento próximo os colaboradores se sentem mais à vontade em discutir sobre ideias, problemas e propor possíveis soluções, além de terem aquele sentimento de pertencimento.
No entanto, além da criatividade e saber usar as ferramentas disponíveis, é preciso ter um discurso coerente com a realidade para atingir as expectativas das pessoas e efetivamente ter bons índices para todos saírem ganhando. Na minha visão, se aplicado corretamente, os colaboradores ganham em melhoria da produtividade e qualidade do trabalho, e as empresas ganham ao investir em inteligência de dados para a geração de resultados, além de criar um ambiente agradável e reter talentos que permanecem mais tempo na companhia, provando que investir em endomarketing é eficaz para reduzir o turnover.
E você, o que tem feito para engajar sua equipe?