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Estado de Minas

Transtornos de aprendizagem ainda são desconhecidos

Disgrafia e discalculia são condições pouco conhecidas, porém, também são transtornos neurológicos que comprometem muito a vida dos portadores


01/07/2023 04:00
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Marajane de Alencar Loyola
Presidente da Associação de Terapia Familiar de  Minas Gerais (ATF Minas), promotora do 1º Simpósio Internacional de Transtornos de Aprendizagem e Familiares


A escola e a aprendizagem são essenciais no cotidiano das famílias, começando na infância e podem durar a vida toda. Contudo, apesar de serem processos importantes, infelizmente, nem todas as pessoas possuem a mesma facilidade para aprender, situação que requer atenção e cuidado dos pais, professores, psicopedagogos, terapeutas e psicólogos para identificar as causas. Afinal, alguns dos problemas mais comuns são decorrentes de condições como dislexia, disgrafia, discalculia, transtorno de déficit de atenção (TDA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

A dislexia acomete até 17% da população mundial, tem caráter hereditário e provoca dificuldades para ler e compreender conteúdo escrito, mesmo sendo considerado simples pela maioria. A ocorrência está no fato de a pessoa não identificar as letras e símbolos da mesma maneira, fazendo com que tenha de lidar com o problema para compreender o que leu. A dislexia não significa que a pessoa é menos inteligente, é apenas uma forma diferente do cérebro funcionar, inclusive muitas pessoas com dislexia apresentam grandes habilidades em outras áreas, como criatividade e resolução de problemas.

A disgrafia e discalculia são condições pouco conhecidas, porém, também são transtornos neurológicos que comprometem muito a vida dos portadores. A disgrafia causa dificuldade para escrever, como estruturar as palavras, gerando muitos erros de ortografia e falta de coordenação motora. Os sintomas ainda incluem lentidão para escrever, uso de espaçamento inadequado entre as palavras e dificuldade para desenhar.

Já a discalculia é um transtorno de aprendizagem específico para matemática. Muitos indivíduos já sofrem ao trabalhar com números, por questão de afinidade, contudo, essa situação é diferente, pois não possuem senso numérico, apresentam dificuldade para memorizar questões relacionadas a dados, calculam com imprecisão e não possuem raciocínio matemático, demonstrando um desempenho muito abaixo do esperado em ambiente escolar.

O déficit de atenção já é mais conhecido e pode incluir, ou não, a hiperatividade. O TDA está mais relacionado a questões envolvendo a memória, como a desatenção, falta de organização e grande dificuldade de concentração. O TDAH abrange os sintomas relacionados à hiperatividade, uma agitação extra, influenciando diretamente o comportamento. As crianças são agitadas, mas, no caso do TDAH, a vivência é diferente. Os dois casos costumam surgir na infância e podem seguir pela fase adulta, sendo perceptíveis desde a escola.

Os transtornos de aprendizagem são alarmantes e ainda bastante desconhecidos entre a população e, por isso, são temas do “I Simpósio Internacional” sobre o assunto. A Associação de Terapia Familiar de Minas Gerais (ATF Minas) promove o evento, gratuito e totalmente digital, nos dias 7 e 8 de julho. 


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