Segundo pesquisa realizada pela IAB Brasil, até 2021, os investimentos em marketing digital no Brasil devem crescer cerca de 12%. Só em 2017, o mercado avalia que foram investidos mais de R$ 14 bilhões. O crescimento, no entanto, torna o cenário mais competitivo, fazendo com que empresas precisem buscar estratégias mais avançadas para se diferenciar, como o SEO.
Para quem ainda não sabe o que é SEO, a sigla significa Search Engine Optimization, que, em português, trata de otimização para mecanismos de busca. A estratégia tem foco no tráfego orgânico dos motores de busca, como o Google, e aplica técnicas voltadas para sites, blogs e e-commerces que buscam aumentar e qualificar a audiência online para vender mais.
Uma pesquisa realizada em 2018 nos Estados Unidos pela WordStream com empresas de pequeno e médio porte revelou que a estratégia de SEO já é a segunda mais utilizada dentro das ações digitais, ficando atrás, apenas, da preferência por anúncios e performance. Dos entrevistados, 79% já integram o SEO às suas rotinas.
No Brasil, as técnicas de Search Engine Optimization também não ficam para trás, seguindo a tendência que já é realidade no mercado americano. É que 62,6% das empresas brasileiras que já apostam no marketing digital utilizam ou utilizaram SEO.
Importância do SEO
As ações de otimização para ferramentas de busca acompanham uma outra tendência da era digital: consumidores recorrem, cada vez mais, às informações na internet para adquirir um produto, contratar um serviço, solucionar um problema ou, simplesmente, buscar por entretenimento. Para isso, utilizam as ferramentas de pesquisa para obter os dados que desejam.
Diante dessa tendência, as empresas perceberam que precisavam acompanhar o consumidor online, recorrendo, entre outras estratégias, ao SEO para serem encontradas a partir dessas pesquisas, por meio dos resultados orgânicos, ou seja, o naturais, que não possuem relação com anúncios pagos.
Como explica o especialista em SEO da A4D Marketing Digital, Igor rodrigues, o SEO é um mecanismo essencial nas estratégias digitais. Porque, para obter sucesso em qualquer uma delas, é preciso passar pela otimização para os motores de busca, seja na criação de um conteúdo para blog ou até mesmo no planejamento de um anúncio pago.
A aplicação de técnicas de SEO é capaz de diminuir os custos com campanhas de marketing a médio e longo prazo
“O objetivo de qualquer estratégia é ser encontrado facilmente e a melhor forma é seguir os passos que conhecemos no SEO, ainda mais se considerarmos que tais técnicas são capazes de diminuir os custos com campanhas de marketing a médio e longo prazo, representando, também, uma vantagem financeira para quem o aplica”, esclareceu o especialista.
Em um exemplo prático, quando pesquisamos por ‘clínica de estética em bh’ no Google, os resultados que aparecem revelam uma lista de clínicas do segmento localizadas em Belo Horizonte. No entanto, o que muita gente não sabe é que os primeiros resultados orgânicos para a pesquisa refletem um grande esforço de SEO desempenhado por essas empresas, que querem melhorar o posicionamento nos ranking de pesquisa. O objetivo é claro: ser visto por mais pessoas e impactá-las para gerar novos negócios.
Vantagens da estratégia
É comum que as empresas busquem métodos com retorno mais rápido, como os anúncios pagos nas diferentes plataformas. No entanto, apostar em uma só solução pode ser prejudicial ao negócio. O ideal, mesmo, é diversificar as estratégias para ter maior retorno sobre o investimento e diminuir custos.
“Muitas pessoas utilizam métodos de retorno rápido, mas a longo prazo começam a se tornar muito caros. A concorrência aumenta e o valor do clique nos anúncios pagos cresce, por exemplo. Por isso, os entusiastas dos anúncios devem entender que uma página bem otimizada para as palavras-chave que anuncia pode diminuir o custo do clique consideravelmente”, acrescenta Rodrigues.
Assim, algumas vantagens podem ser percebidas ao apostar nas técnicas de otimização:
- Clientes potenciais não terão contato com o negócio apenas por meio dos anúncios. Com SEO bem executado, a empresa aparece na busca orgânica, aumentando as chances de aproximação ao consumidor;
- Diminuição dos custos de marketing por meio da consolidação de palavras-chave, o que reflete, também, na qualidade dos anúncios;
- Melhoria das posições nos rankings de pesquisa;
- Aumento do tráfego do site e qualificação da audiência;
- Reconhecimento de marca.
Tempo médio para obter resultados
Vários fatores podem ser avaliados para definir o sucesso dos esforços de SEO. Entre eles está a análise da maturidade do site no que diz respeito às regras de ranqueamento dos motores de busca.
O Google, por exemplo, define uma série de requisitos para classificar a relevância de um site em relação aos concorrentes. Tais regras envolvem desde a oferta de conteúdos de qualidade até questões mais técnicas relacionadas à estrutura do site. Todos os aspectos são avaliados pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa.
Em uma pesquisa realizada com empresas brasileiras, entrevistados relataram que começam a perceber resultados relevantes entre 6 meses e 1 ano de trabalho — respostas de 37,5%. Segundo Igor Rodrigues, esse tempo pode variar de acordo com a maturidade do site. Quanto menor a maturidade, mais etapas precisam ser consideradas para planejar e executar as ações de otimização.
“Além do nível do site, outro fator que precisa ser avaliado é o nicho, área ou categoria que o site do cliente disputa. Alguns nichos são muito competitivos e requerem um nível de estratégia mais avançado, fazendo com que os resultados demorem mais de 6 meses para aparecer”, ressaltou.
Ações especializadas de SEO
Como toda estratégia de marketing, é importante contar com profissionais e ferramentas especializadas para evitar frustrações ou investimentos mal alocados. Por se tratar de uma ação que precisa ser executada de forma contínua, desde o planejamento até a mensuração, os processos se tornam mais fáceis quando são adaptados às reais necessidades de um negócio e, principalmente, quando contam com a expertise de quem realmente entende do assunto.
Por isso, a A4D Marketing Digital, localizada em Belo Horizonte, estruturou seu serviço de SEO com o propósito de auxiliar negócios a otimizarem seus resultados, considerando fatores como relevância, qualidade do tráfego e visibilidade.
A cada novo cliente, o processo da A4D inclui a avaliação de aspectos técnicos do site para construção de um cronograma de ação que envolve melhorias e correções necessárias para alcançar maior nível de maturidade nos projetos por meio de algumas etapas fundamentais:
- Análise do site para avaliação de tráfego e ranqueamento;
- Melhorias de aspectos estruturais das páginas;
- Análise de concorrentes e especificidades do nicho trabalhado;
- Otimização de páginas para palavras-chave;
- Customização de conteúdo;
- Execução de estratégias de link building
- Mensuração contínua.
Quando começar
O mercado digital só cresce e é preciso acompanhar o ritmo acelerado para não ficar atrás dos concorrentes. Assim, quando o assunto é SEO, quanto antes as técnicas forem adotadas, mais rápido será o retorno.
No entanto, é importante lembrar que é preciso haver processos bem definidos e uso de ferramentas adequadas para identificar necessidades e oportunidades no cenário.
Se sua empresa precisa melhorar a visibilidade e conquistar novos clientes, que tal contar com a ajuda da A4D? Peça, agora, uma avaliação do seu site e saiba por onde começar!