Uma pesquisa realizada pelo eMarketers revelou que o investimento em publicidade digital aumentará 19,1% nos Estados Unidos, chegando a US$ 129,3 bilhões. O Brasil também segue a tendência de investimento, que deve se aproximar dos R$ 5 bi em 2019.
Os valores demonstram a ascensão das mídias online e a importância delas dentro das estratégias de marketing e comunicação desenvolvidas pelas empresas. Sua valorização se dá pela capacidade de mensurar resultados e de alcançar um ótimo retorno sobre o investimento, interferindo positivamente na lucratividade.
No entanto, muitos negócios ainda desconhecem os benefícios do meio digital ou possuem receio quando o assunto é dar o primeiro passo em direção ao investimento.
Antes de dar mais detalhes sobre a estratégia de mídia online, é importante lembrar que essa é apenas uma das nuances do Marketing Digital e a mais utilizada na atualidade, figurando em primeiro lugar na preferência das empresas.
As ações de mídia integram o chamado Marketing de Performance. Trata-se de uma série de ações baseadas em desempenho e que tem como base o uso estratégico de dados, sejam eles sobre o consumidor, sobre o mercado ou sobre aspectos individuais de cada negócio.
A partir desses dados, é possível executar campanhas voltadas aos objetivos específicos de cada empresa, como um e-commerce que quer vender mais, uma faculdade que quer conseguir mais alunos ou um estabelecimento local que quer obter mais relevância no mercado e, assim, aumentar a clientela.
Em todos os casos, o uso de anúncios pode ser uma ótima alternativa, já que consegue atingir públicos com alto grau de segmentação, tornando as abordagens mais efetivas, porque são desenvolvidas para a pessoa certa, no momento certo.
De acordo com o especialista em mídia e performance da A4D Marketing Digital, Lucas Valadares, boa parte das empresas migra seus investimentos em publicidade para o Digital porque é um canal mais barato do que o offline, como televisão e rádio, e tem se mostrado muito eficiente. Para ele, seu uso não é mais uma opção.
“Quem não utiliza suas as ferramentas digitais está perdendo espaço e dinheiro. Por isso, vivenciamos esse movimento forte, e natural, das empresas em busca de adequação à nova realidade”, esclareceu.
Anúncios compatíveis com a realidade do negócio
Ao investir em campanhas digitais, as empresas compartilham alguns objetivos comuns, tendo a melhora do Retorno sobre o Investimento (ROI) como o mais importante deles, seguido da melhora da taxa de conversão.
Além disso, a escolha dos anúncios online como principal foco de investimento acontece por permitir o alcance imediato de resultados com adaptação às realidades de cada negócio. Com um investimento tímido, é possível ter ótimos resultados e, com isso, fazer o empreendimento prosperar. Entretanto, é importante entender que não existem fórmulas mágicas. A mesma estratégia, para clientes do mesmo segmento, com os mesmos custos e o mesmo investimento terão resultados diferentes.
Segundo Lucas Valadares, isso acontece porque “as empresas são organismos complexos que interagem com toda uma fauna de possibilidades e potenciais clientes. Qualquer variação nessas relações resulta em impactos diferentes em cada negócio e em suas estratégias”.
Do mesmo modo, qualquer ação requer investimentos compatíveis com o nicho em que se insere, ou seja, se no nicho de roupa feminina os concorrentes estão investindo uma média semanal de R$ 500 em anúncios, certamente a empresa que investir R$ 50 não terá resultados tão bons quanto os concorrentes.
Por isso, antes de sair anunciando na internet, é importante contar com um planejamento completo baseado nas expectativas de mercado, compreensão do consumidor e análise da concorrência. Isso garante que o dinheiro aplicado seja usado com eficiência.
Anúncios online x lucratividade do negócio
É comum que se pense que para ter os melhores resultados no Digital basta aumentar o investimento, mas isso não é verdade. A performance não vem do dia para a noite e exige experiência, aprendizado e tempo, com análises e testes contínuos que ajudam a alcançar números mais relevantes.
“É preciso entender muito bem o contexto em que o negócio está inserido. E é muito comum que uma empresa simplesmente suba seu investimento mas consiga, apenas, aumentar seus custos, pois não tem aprendizado e tempo suficiente para escalar seu resultado”, ressalta Valadares.
Por isso, apesar de ser uma estratégia de resultado rápido e mais barata, um investimento maior não significa mais lucro. Na prática, se ao investir R$ 10 por dia um negócio consegue efetivar 50 vendas por mês, não significa que se ao investir R$ 50 por dia vai conseguir efetivar 5x mais vendas. Por isso, é importante contar com profissionais qualificados para executar esse tipo de estratégia, evitando que os investimentos sejam alocados de forma errada.
No geral, anunciar online por meio de plataformas de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads, permite que as empresas estejam mais próximas dos seus consumidores. Para se ter uma ideia, mais de 60% dos brasileiros já estão conectados à internet e desenvolvem rotinas de navegação no computador e nos dispositivos móveis, seja nas redes sociais, nos motores de busca ou em aplicativos de conversação.
Desta forma, investir em campanhas de anúncio na web significa ter capacidade de impactar todo esse público. Ao mesmo tempo, torna-se um meio mais barato e que pode ser utilizado por empresas de diversos portes com grande potencial de resultados e, consequentemente, melhora do faturamento e da lucratividade.
Plataformas mais utilizadas
Google Ads
Oferecida pelo Google, a ferramenta de anúncios é dividida em duas áreas:
Rede de pesquisa: anúncios de texto são criados para exibição nos resultados de pesquisa do motor de busca. Assim, quando o consumidor pesquisa um assunto no Google, os anúncios empresariais aparecem no topo da página de resultados, aumentando a chance de interação com o que é anunciado.
Essa modalidade de anúncios pode ser configurada de acordo com as palavras-chave, região e interesses de quem pesquisa, tornando a abordagem muito mais assertiva e qualificada.
Rede de display: anúncios em formato de texto, banner e vídeo podem ser criados e são exibidos em diversos sites na web que são parceiros do Google. Nessa modalidade, os anúncios são exibidos de acordo com a afinidade dos sites visitados com o tema anunciado.
Por exemplo, um site que fala sobre decoração pode exibir anúncios de uma loja especializadas em design de interiores, chamando a atenção do leitor e criando mais chance de conversão devido à afinidade com o assunto.
A rede de display também permite que o conteúdo seja exibido por meio de Remarketing, uma estratégia que consiste em entregar anúncios para pessoas que já acessaram um site.
Ele pode ser útil, por exemplo, quando um consumidor visita uma loja online de roupa, visualiza produtos, mas sai do site sem comprar nada. A partir daí, o remarketing impacta esse consumidor com anúncios dos produtos que ele visualizou, aumentando a chance de clique e conclusão da compra.
Facebook Ads
Os anúncios gerenciados pelo Facebook são exibidos na própria plataforma, com possibilidade de extensão ao Instagram.
Entre as vantagens da ferramenta está a segmentação, tendo em vista que a exibição é realizada para os usuários destas redes sociais que preenchem suas informações e demonstram interesses em assuntos variados à medida que interagem com o que é exibido na linha do tempo.
Assim, é possível escolher detalhes como idade, localização, gênero, renda e interesses para direcionar a divulgação das campanhas de anúncios e se comunicar com o público certo.
Métricas relevantes para quem vai investir
Não existe um parâmetro específico que define se uma campanha de anúncios está dando certo ou não. A campanha vai dar certo quando conseguir entregar o resultado que o cliente precisa, que pode ser aumento das vendas, aumento do tráfego do site ou mais pessoas inscritas em um determinado evento, por exemplo.
Por isso, ao contrário de se apegar aos canais e formatos de anúncios, é importante avaliar algumas métricas que ajudam a compreender o quão efetiva a estratégia está sendo.
Se uma empresa quer mais tráfego para seu site, devem ser observadas métricas como custo por clique e taxa de clique, que ajudam a indicar os custos do investimento e revelar se a campanha está sendo relevante dentro do objetivo definido. Já uma loja virtual que quer vender mais por meio dos anúncios deve observar métricas como taxa de conversão, ROI e custo por conversão (CPA).
Performance alinhada com objetivos
Um dos principais erros do mercado é executar campanhas baseadas em suposições. É importante saber o que os consumidores precisam, o que buscam e quais problemas pretendem resolver. A partir daí, utilizando dados relevantes, é possível definir como as campanhas serão colocadas no ar, seus formatos, conteúdos e canais.
Essa é a base do trabalho desenvolvido pela A4D Marketing Digital em mídia e performance. Toda a equipe se empenha em entregar resultados que, de fato, trarão crescimento para o negócio parceiro.
Prova disso é que a agência mineira é parceira premium do Google, além de ter conquistado premiações como Melhor Parceiro Premium PME da América Latina em campanhas por dispositivos móveis, 1º lugar na categoria de Display entre os parceiros brasileiros, além de 2º lugar em Melhor Qualidade de Contas entre os parceiros da América Latina.
Como frisa o especialista Lucas Valadares, que é coordenador de performance na A4D, as premiações revelam o cuidado da equipe com os clientes que buscam o serviço, desde o planejamento até o monitoramento do desempenho. “Entendemos quais os melhores canais a serem utilizados, qual o investimento indicado com base nas necessidades e no contexto do cliente. Assim que as campanhas estão no ar, a otimização precisa ser constante e em muitos casos temos que mudar completamente as estratégias para alcançar resultados reais”, revela Lucas Valadares.
Se você ainda tem dúvidas sobre Marketing de Performance e estratégias de anúncios online, converse com um dos consultores especializados da A4D e obtenha o melhor plano de ação de acordo com seus objetivos.