(none) || (none)

Estado de Minas Metodologia e tecnologia

BIM: o que é e qual sua importância para a Construção Civil?

Metodologia cada vez mais utilizada pelas empresas de construção, o BIM veio para facilitar o trabalho e integrar todos os dados relacionados a um projeto


Grupo Projeta
Conteúdo patrocinado
Grupo Projeta
postado em 27/09/2023 11:57
1559

BIM oferece uma visualização completa da obra e de sua evolução, indo desde a concepção, passando pelo projeto e execução até chegar na operação e manutenção
O BIM oferece uma visualização completa da obra e de sua evolução, indo desde a concepção, passando pelo projeto e execução até chegar na operação e manutenção (foto: Freepik)

 
Ao longo dos anos, o setor de Construção Civil tem sido responsável por moldar cidades, sociedades e até nossa forma de habitar espaços. Apesar disso, profissionais do ramo ainda enfrentam diversos desafios, como a falta de definição dos projetos, que muitas vezes resulta em retrabalhos, atrasos e custos adicionais.
 
Como solução para esse problema, cada vez mais empresas do setor (como o Grupo Projeta, por exemplo) têm usado a metodologia BIM para a execução de projetos mais eficientes. A seguir, saiba o que a sigla significa, quais os seus benefícios e como implantá-lo na Construção Civil.

O que é o BIM e como ele funciona?

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informações da Construção é uma metodologia já utilizada em muitos países. Sua ideia nasceu da mente do empreiteiro americano Charles M. Eastman, que tinha o objetivo de criar um arquivo que integrasse todas as informações da construção de sua obra, lá nos anos 1970.
 
Passados os anos e muitas pesquisas em cima dessa ideia, foi criado o BIM, metodologia de criação de modelos virtuais de obras que se tornam a base de criação, gerenciamento e superação de desafios em cada etapa do processo.
 
Com base em um modelo inteligente e habitado na nuvem, o BIM integra e administra dados de diferentes sistemas em uma linguagem comum e aberta, criando a representação digital do projeto desde o planejamento até a execução. A metodologia oferece uma visualização completa da obra e de sua evolução, indo desde a concepção, passando pelo projeto e execução até chegar na operação e manutenção.
 
Dessa forma, a equipe envolvida (arquitetos, engenheiros e outros profissionais) tem mais clareza da execução do projeto e passa a trabalhar de forma colaborativa e interativa em todas as etapas, resolvendo de forma rápida e prática os problemas de comunicação, planejamento, gestão e coordenação do processo.

Conheça a legislação

Em 2018, o governo federal oficializou a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling (BIM) por meio do Decreto nº 9.377, que tem o objetivo de promover um ambiente propício ao uso da metodologia no Brasil.
 
Em 2020 foi publicado o Decreto nº 10.306, que estabelece a utilização do BIM na execução de obras executadas por órgãos públicos federais. Foram estipulados três prazos para sua implantação:
  • Fase 1 (até 01/01/2021): uso do BIM no desenvolvimento de projetos, detecção de interferências entre as disciplinas, extração de quantitativos e geração de documentação gráfica extraída dos modelos BIM;
  • Fase 2 (até 01/01/2024): fase 1 acrescida de uso em orçamentação, planejamento, controle da execução de obras e as Built (como construído);
  • Fase 3 (até 01/01/2028): fases 1 e 2 acrescidas de uso em gerenciamento e manutenção do empreendimento (gestão de ativos).
Por fim, em 2021 foi criada a Lei Federal nº14.133, que determina que a metodologia deve ser preferencialmente adotada sempre que adequada nas licitações de obras e serviços de engenharia.
 
BIM é uma metodologia de criação de modelos virtuais de obras que se tornam a base de criação, gerenciamento e superação de desafios em cada etapa do processo
O BIM é uma metodologia de criação de modelos virtuais de obras que se tornam a base de criação, gerenciamento e superação de desafios em cada etapa do processo (foto: Divulgação/Grupo Projeta)
 

Quais os benefícios do BIM para a Construção Civil?

Um dos maiores problemas enfrentados nos canteiros de obras é a falta de definição no projeto ou os imprevistos que atrapalham o que foi planejado desde o início.
 
Sendo assim, o BIM traz diversos benefícios para todo o processo de execução de uma obra, como, por exemplo:
  • maior controle em todas as etapas, reduzindo a imprevisibilidade, antecipando e resolvendo problemas, programando a equipe e reduzindo gastos;
  • maior integração entre a equipe, possibilitando o desenvolvimento do projeto via internet de qualquer lugar do mundo;
  • mais eficiência devido à visualização completa, precisa e detalhada do projeto, com dados que atingem todo o ciclo de vida da edificação;
  • mais agilidade na execução de tarefas, já que, com o projeto prévio em 3D, o profissional consegue executar seu trabalho dentro do prazo acordado e fazer qualquer mudança em tempo real;
  • mais confiança nos dados unificados, eliminando interferências e reduzindo os erros das estimativas de custos;
  • maiores ganhos em sustentabilidade, já que o projeto evita o desperdício de materiais em todas as etapas da construção.

E agora, como começar a implantar o BIM?

Antes de qualquer coisa, as empresas do ramo da construção devem criar a consciência de que a adaptação à metodologia BIM requer investimentos de tempo e recursos para que os ganhos sejam interessantes para toda a equipe.
 
Para escolher uma ferramenta BIM, é preciso avaliar o software ideal para as necessidades da empresa por meio dos testes de diversas opções de ferramentas. Também é importante escolher os parceiros pelas suas competências e pela eficiência em entregar dados que possam ser acessados por qualquer software.
 
Depois, é feita uma análise do que a empresa espera para as criações de metodologia e padronização de processos. É avaliado o projeto, o memorial, entre outras informações, para que todas elas sejam integradas da forma mais eficiente possível.
 
A adaptação ao BIM requer investimentos de tempo e recursos para que os ganhos sejam interessantes para toda a equipe
A adaptação à metodologia BIM requer investimentos de tempo e recursos para que os ganhos sejam interessantes para toda a equipe (foto: Stefan Mordue/Scottish Future Trust (SFT))
 

Grupo Projeta: responsável por grandes inovações da engenharia em MG

Grande precursor do uso do BIM no estado, o Grupo Projeta é formado por empresas multidisciplinares e oferece um trabalho inovador para diversas cidades do Brasil nos ramos de arquitetura, engenharia e geotecnia. Dentre os serviços ofertados por uma equipe especializada, estão soluções em recursos hídricos e saneamento, investigações geotécnicas, prospecções ecológicas e ensaios de solos em laboratório e em campo. 
 
O time do Grupo Projeta é composto por engenheiros, geotécnicos, geólogos, técnicos e arquitetos que atendem com eficiência cada cliente, respeitando as normas de qualidade e, claro, as necessidades do meio ambiente.

Conheça as empresas que compõem o grupo

O Grupo Projeta é composto por cinco empresas que atuam em diferentes áreas da engenharia, da arquitetura e da geotecnia. São elas:
  • Objetiva Engenharia: possui centenas de projetos executados em diversas regiões do Brasil;
  • Objetiva Projetos e Serviços: focada em soluções inovadoras, foi criada para atender as mais variadas demandas públicas ou privadas;
  • Plator Engenharia de Meio Ambiente: soluções para as áreas ambiental, de saneamento e de recursos hídricos;
  • Sonda Geotecnia: especializada em investigações geotécnicas e prospecções geológicas, ensaios de solo em laboratório e em campo e instalação de instrumentação geotécnica;
  • Compasso Engenharia: atende as mais diversas demandas dos setores público e privado.
Quer saber mais? Acesse o Instagram do Grupo Projeta, confira todas as informações e entre em contato para solicitar um orçamento.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)