O brasileiro é um povo apaixonado por café. De acordo com o Conselho dos Exportadores, o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo e, segundo a Embrapa Café, o segundo maior consumidor.
E é nesse cenário que a Nespresso, pioneira na produção da bebida em cápsulas, cresce atualmente. “Já temos 15 anos de trabalho no Brasil e oferecemos uma nova maneira de degustar café”, comenta Guilherme Amado, líder do Programa AAA de Qualidade Sustentável™.
Com mais de mil produtores e produtoras no Brasil, a Nespresso cria uma relação de confiança e consistência no sabor dos produtos por meio da sustentabilidade. “Temos a plataforma The Positive Cup, com a qual queremos que as pessoas tenham em mente que estão fazendo algo bom para os outros e para o meio ambiente”, diz Amado.
O Programa AAA de Qualidade Sustentável™
E, para cuidar do ciclo do café, foi implantado em 2005 no Brasil o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que contava inicialmente com 20 “fazendas”, e que surgiu para promover a colheita sustentável e o bem-estar da comunidade cafeicultora.
A marca paga anualmente uma quantia de 30% a 40% acima do valor de mercado e uma premiação por práticas sustentáveis, realiza assistência técnica com um time de 15 agrônomos e agrônomas em campo (já realizou mais de 25.000 visitas, mais de 55.000 interações e 8.000 auditorias) e implementa projetos nas regiões produtoras, somando um investimento de US$1,2 milhões.
Depois de 15 anos, a empresa já vê retornos palpáveis. “Estamos no momento de traçar uma nova estratégia para o futuro com as fazendas que estão conosco desde o início. Este é o momento de celebração do trabalho feito por essas pessoas e dos números levantados durante esses anos”, comenta Guilherme Amado, líder do Programa AAA de Qualidade Sustentável™.
Prêmio de Qualidade Sustentável: celebrando 15 anos de sucesso
Como parte do prêmio Prêmio de Qualidade Sustentável, a marca homenageia anualmente dez fazendas que representam as mais de mil parceiras no Programa Nespresso AAA. Este ano, o reconhecimento aconteceu em 20 de novembro durante a Semana Internacional do Café, importante evento do setor.
As fazendas homenageadas são mineiras e foram escolhidas por tempo de parceria, representatividade e performance sustentável. Os produtores e as produtoras ganharam cartazes com foto e categoria correspondente nos abrigos de ônibus das cidades onde vivem e, além disso, Foi dado o prêmio de US$10 milhões referente à safra de 2019 para todas as fazendas parceiras.
Conheça os homenageados:
Fazenda Paraíso
Antônio Bustamante | Pedralva | Categoria Qualidade
A fazenda começou em 1977 com a produção de legumes, bananas e café. Com o tempo, notou que a atividade cafeeira era mais rentável e aumentou sua plantação. Desde 2012, fornece café para a Nespresso.
Fazenda Capetinga e Sassafrás
Eduardo Filho | Boa Esperança | Categoria Vanguardista
A fazenda trabalha com um sistema de lavoura 100% mecanizado. Entrou no Programa AAA em 2013 devido à alta qualidade dos cafés e às suas práticas sustentáveis no campo.
Fazenda Mirante da Boa Vista
José Marino | Patrocínio | Categoria Empreendedor
Fundada em 1984, a fazenda possui cerca de 350 mil pés de variedades de cafés e investe em novas técnicas de plantio. É referência no cultivo e na colheita mecanizada e está no Programa AAA desde 2011.
Fazenda Santo Antonio
Márcio Grosskopf | Patrocínio | Categoria Dedicado
Após a geada de 1975 no Paraná, Márcio passou a plantar café em Minas Gerais. Hoje conta com uma equipe qualificada em cafés especiais e está no Programa AAA desde 2011.
Fazenda Recanto
Afrânio, Maria e Paula | Machado | Categoria Guardiões
Fundada em 1896, foi uma das primeiras fazendas a receber o certificado Rainforest Alliance. Investe em melhorias contínuas para manter sua certificação e está no Programa AAA desde 2010.
Fazenda Reserva Heitor
Marcus e Mariana | Patos de Minas | Categoria Ambientalista
Com diversas premiações, a fazenda é referência em cafés especiais e sustentáveis. No Nespresso AAA desde 2012, investe em reflorestamento há mais de 10 anos.
Fazenda Catanduva
Mariê Sasaki | Cerrado Mineiro | Categoria Líder
A história de uma das primeiras fazendas produtoras da região começa com a família se mudando do Japão para o Brasil. No Nespresso AAA desde 2012, ela concentra esforços em inovar dentro da cafeicultura.
Fazenda Fortaleza e Jacú
Rosemary Ferreira | Cruzeiro da Fortaleza | Categoria Engajada
No Nespresso AAA desde 2007, Rosemary investe em melhorias dos terreiros, contratação de mão de obra especializada e na compra de produtos de qualidade.
Fazenda São Pedro e Chapadão dos Borges
Pedro Serenini | Coromandel | Categoria Conectado
A fazenda se destaca pela melhoria contínua em qualidade e infraestrutura. No Nespresso AAA desde 2014, é formada por produtores que buscam as melhores práticas na agricultura.
Fazenda Três Barras
José Silva | Rio Paranaíba | Categoria Resiliente
Os produtores da fazenda aplicam a premiação alcançada desde 2006 no Nespresso AAA em melhorias, novas construções e na conquista de certificações agrícolas.
Além dos produtores e das produtoras, a Nespresso anunciou os agrônomos e as agrônomas que se destacaram de acordo com interações realizadas, avaliações do gestor e do responsável pelo treinamento. Os vencedores foram Edisom Machado e Gilvânia Bedin, reconhecidos durante o evento.
Para conhecer a Nespresso e suas ações de sustentabilidade, acesse o site nespresso.com/sustentabilidade.