As áreas atingidas de Brumadinho ganharam uma série de obras de reparação e recuperação. Já foram executadas intervenções para recuperar e reconstruir equipamentos públicos das comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I, como a ponte da Avenida Alberto Flores e a reforma da Igreja Nossa Senhora das Dores,primeiro ponto de apoio do Corpo de Bombeiros no resgate às vítimas.
A liberação da ponte na Avenida Alberto Flores, também conhecida como estrada Alberto Flores, que liga o Centro da cidade a Córrego do Feijão e outras comunidades, restabeleceu o trânsito de veículos no acesso atingido pela lama e interditado em janeiro por causa do rompimento da barragem. Construída em estrutura mista (concreto e aço), a ponte tem cerca de 50 metros de extensão e permite o tráfego de veículos em mão dupla.A obra foi realizada em 50 dias, tempo recorde, considerando o porte e a logística necessária para concluir o trabalho.
Também estão em andamento medidas de manutenção nos principais acessos à cidade, somando quase 700 quilômetros de vias. As ações incluem a construção de novo acesso que liga a comunidade de Córrego do Feijão à Avenida Alberto Flores, com cerca de 3,5 quilômetros de extensão.Também conhecido como Estrada do Cantagalo, o trecho será asfaltado, assim como outras vias no entorno da comunidade,viabilizando o tráfego de veículos.
O ramal ferroviário atingido pelo rompimento da barragem está em fase final de desmontagem. No local, será construído um acesso rodoviário, com 3,6 quilômetros, e de uso exclusivo para veículos usados nas obras. Além disso, dentro da mina de Córrego do Feijão, estão em execução obras para reforçar a estabilidade das estruturas de barramento existentes.