Ao completar 90 anos, a arqueóloga franco-brasileira Niéde Guidon tem a sua história contada em livro da jornalista Adriana Abujamra.
Leia Mais
Leia a saudação de Maria Esther Maciel a Ailton Krenak, 'o xamã das letras'Vladimir Putin: o azarão briguento que chegou ao poder absoluto na RússiaBiografia percorre contexto histórico 'das vidas' de Fernando PessoaAmazônia: 'Pensar' traz reflexões e entrevistas sobre situação da florestaAmazônia: coletânea de artigos alerta para devastação da 'terra-floresta'Leia: Antologia de contos de Julio Ramón Ribeyro recebe lançamento no Brasil
Niéde Guidon criou a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) - que administra em parceria com o ICMBio o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Ela também fundou dois museus: o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza. No livro, conta Josélia, bastidores das pesquisas arqueológicas e o cotidiano dos sertanejos que vivem nas vizinhanças do parque, "um feito de Niéde, que emerge com seu talento empreendedor e humor bravo".