Entender o mundo da Física, ciência que estuda os fenômenos e as estruturas fundamentais da natureza, pode parecer algo muito complicado. Afinal, conceitos e termos como elétrons, fótons, partículas, ondas, experimentos, átomos, equações e probabilidades não são necessariamente atraentes ou convidativos, o que provoca a sensação de distanciamento, mesmo eles sendo aplicados em nossos celulares, carros, garrafas térmicas e controles remotos. Lançado recentemente no Brasil, o livro "A era da incerteza - como os grandes gênios da física mudaram a maneira como vemos o mundo" (Planeta) ajuda a desmistificar o assunto ao mostrar, com uma linguagem simples, os erros e acertos, medos e angústias, sucessos e frustrações, conversas e brigas envolvendo as mentes mais brilhantes do século 20.
Leia Mais
'Cara paz' marca a estreia da italiana Liza Ginzburg no Brasil Inédito no país, 'Relatos da China e da Índia' ganha tradução brasileira'Tipografia alfabeta': o poema como campo de possibilidadesClube do Livro BH: encontro gratuito celebra 10 anos de amor à leitura
"Uma tarde ensolarada, junho de 1922, em Gottingen. Dois homens absortos numa conversa passeiam pelo monte Hainberg. Os contrastes entre os dois são visíveis de longe. Um deles caminha a passos firmes e faz sempre pausas forçadas para não se adiantar. O outro anda como se fosse pensar antes de cada passo Quem os vê passeando juntos poderia imaginar que trata-se de pai e filho, ou talvez de velhos amigos. Mas essa é a primeira vez que se encontram. Niels Bohr, o mais velho, que em poucos meses receberá o Prêmio Nobel de Física, está em Gottingen para proferir uma série de palestras sobre os átomos."
Os físicos não querem apenas saber o que é certo, mas também entender por que é certo. Por isso, o livro é recheado de trechos onde esses estudiosos divergem, discutem e rivalizam para comprovar suas teses, teorias e pontos de vista.
O autor mostra como os assuntos pessoais de cada um - divórcio, filhos, preconceitos, vícios e saúde - influenciavam em suas pesquisas, mas também aborda temas políticos, como as guerras, que impactaram diretamente o desenvolvimento científico entre 1903 e 1945, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Fica claro, também, que alguns desses personagens participaram de períodos sombrios da humanidade, seja com apoio ao nazismo ou com a fabricação da bomba atômica, por exemplo.
Os brasileiros poderão se queixar, com razão, da falta de pelo menos uma citação ao mineiro Santos Dumont e seu 14 Bis, já que as façanhas dos irmãos Wright são lembradas no capítulo 'O fim dos charutos voadores'.
De todo modo, o livro consegue demonstrar que história e ciência têm uma ligação umbilical e, ao fazer isso utilizando a narrativa literária, Tobias Hürter dá a ele um perfil muito mais de novela do que de teoria. Assim, aproxima seus leitores da física e vice-versa.
Trecho
(De “A era da incerteza”)
“A ERA DA INCERTEZA: COMO OS GRANDES GÊNIOS DA FÍSICA MUDARAM A MANEIRA COMO VEMOS O MUNDO”
- Tobias Hürter
- Tradução de Elisabete Koninger
- Selo Crítica (Editora Planeta)
- 352 páginas
- R$ 89,90 (livro) e R$ 49,41 (e-book)
Tabela periódica decifra os mistérios dos planetas
No livro “Elementar - como a tabela periódica pode explicar quase tudo”(Editora Zahar), o professor inglês Tim James dá uma aula nada convencional, incluindo doses de humor, para mostrar como os 118 elementos químicos fazem parte das nossas vidas e ajudam a decifrar tudo que está à nossa volta.
Em “Elementar”, o leitor encontrará curiosidades como quem foi “o homem mais azarado da história da química” e o que era “a hipótese do pudim de ameixa”. Vai descobrir quem “provou a existência de Deus”e entender como funciona a técnica para calcular a idade da Terra. Saberá por que um elemento está, ao mesmo tempo, entre os mais caros e os mais baratos da tabela e como a ciência contribuiu para a criação da cadeira elétrica nos Estados Unidos.
Em alguns trechos, Tim James faz um mergulho profundo no ‘Oceano Quântico', porém, quando começam a surgir palavras e expressões mais técnicas, resolve emergir e dar fôlego novo à leitura, utilizando diagramas e desenhos para ajudar na explicação.
O professor, que colabora para a rádio BBC como especialista científico e dá palestras anuais no Institute of Physics (IOP), faz um balanço sobre “os nove elementos que mudaram o mundo” e examina quais deles foram cruciais para o nosso desenvolvimento e tiveram o maior impacto sobre a humanidade.
“Não importa qual seja o sistema biológico, encontraremos cada pedacinho dele na tabela periódica", afirma. Entre o resgate de personagens históricos e a evolução das pesquisas, o livro propõe uma reflexão: será que a ciência ainda pode ir mais longe?