(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PENSAR

Fabiane Guimarães: 'Sou muito feliz por ser uma escritora goiana'

Confira depoimento da autora do livro 'Apague a luz se for chorar', sobre a influência do Centro-Oeste em suas narrativas


01/09/2023 04:00 - atualizado 31/08/2023 22:35
671

Fabiane Guimarães
Fabiane Guimarães (foto: Reprodução)
 
 
Fabiane Guimarães 
Especial para o EM 
 
“Nasci no interior de Goiás e passei grande parte da minha vida achando que vivíamos em um país diferente, um país para onde ninguém olhava. Eu cresci em uma cidadezinha chamada Formosa, que fica perto de Brasília, onde moro hoje, e não tive contato com escritores da região.
 
Havia, no começo, um bloqueio muito grande em escrever sobre minha terra. Como escrever sobre um lugar que existia na realidade, mas era tão pouco acessado na ficção? Aos poucos, entendi que eu podia fazer isso.
 
 
Hoje, percebo como todas as minhas histórias não apenas estão no cerrado, como reproduzem o modo de existir daqui. Onde vivo tem muita beleza sobre a qual escrever, seja sobre a cultura da roça e suas formas de marcar o tempo, a secura apenas aparente do Planalto Central, ou a natureza agressiva e exuberante que resiste ao calor e ao fogo.
 

Leia: Paulliny Tort: 'Procurei olhar para as transformações da região' 

 
É de certa forma muito poético morar em um lugar cheio de céu, mas não é apenas a paisagem que me inspira. Tanto Brasília quanto suas cidades vizinhas possuem uma enorme galeria de personagens interessantes, um povo que é cheio de histórias e heranças antigas, mesmo que às vezes não se dê conta disso. Sou muito feliz por ser uma escritora goiana e poder escrever a partir daqui.”  
 

Leia: 'Vale o que tá escrito' impressiona pela vitalidade e energia 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)