Futuro
integrante da Comissão de Educação e Cultura, o deputado federal Tiririca (PR-SP), além de campeão de votos, é ainda o líder de vendas no tradicional mercado de máscaras de políticos para o carnaval. Tiririca bate até mesmo a presidente Dilma Rousseff (PT). “Já vendemos 35 mil unidades para todo o país, e as imitações do deputado têm saída maior”, afirma Olga Gibert, dona de uma fábrica de máscaras em São Gonçalo, na Baixada Fluminense.
A empresária tem uma justificativa para o sucesso do produto que tenta reproduzir o rosto de Tiririca. “Combina político com palhaço. E isso dá carnaval com certeza”, diz. Olga afirma que Minas Gerais é um dos melhores mercados da empresa. “Das 35 mil máscaras vendidas, 6 mil foram para o estado”, conta.
Em Belo Horizonte, a loja Armarinhos Moraes recebeu no início do mês cerca de 300 máscaras de políticos, entre os quais, além de Tiririca e Dilma, as do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Acabou tudo. E a procura maior foi para a do Tiririca”, afirma o gerente Orídice Viana.
Em outra loja da capital, a Edison’s Presentes e Fantasias, a procura de máscaras de políticos ainda é fraca. “Em anos anteriores, como o que ocorreu o mensalão, a venda desse tipo de produto era maior”, conta Edison Aude, dono da loja.