Jornal Estado de Minas

Jaqueline Roriz entrega vaga na Comissão de Reforma Política

Lilian Tahan Luisa Brasil
A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) entregou, nesta quarta-feira, a vaga na Comissão Especial de Reforma Política da Câmara. Em carta enviada à secretária-geral do PMN, Telma Ribeiro dos Santos, a parlamentar solicita substituição na Comissão. ''Aprendi que os interesses da sociedade, de um grupo político, devem prevalecer acima de qualquer interesse individual ou vontade pessoal e, neste contexto, solicito a minha substituição na Comissão Especial representando o PMN'', diz o documento.
Em ofício protocolado na secretaria da Mesa da Câmara, o líder do PMN, Fabio Faria (RN), já oficializou a substituição de Jaqueline pelo deputado Carlos Alberto (PMN-RJ) na vaga destinada ao partido na comissão.

Filha do filha do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), acusado de corrupção, Jaqueline Roriz foi flagrada em um vídeo, recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal. No vídeo, filmado em 2006, ela e o marido, Manoel Neto, recebem maços de dinheiro em um valor estimado em R$ 50 mil. Na época, ela era candidata a deputada distrital e negociava apoio para sua campanha. O caso será ivnestigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Além das complicações na Justiça, o PSol promete entrar com representação na Câmara dos Deputados pedindo a cassação da deputada por quebra de decoro

Leia a íntegra da carta

Ilma Sr.

Telma Ribeiro dos Santos
Secretária-Geral Nacional do PMN

Cara amiga,

Quando pleiteei uma vaga para o Partido da Mobilização Nacional, na Comissão Especial da Reforma Política, no colégio de líderes da Câmara dos Deputados, o fiz com a convicção de que o nosso PMN e seus militantes têm uma valorosa contribuição a dar a essa comissão.

A reforma política é necessária e essencial para o avanço da democracia no Brasil, para o seu aperfeiçoamento e para toda a classe política. O atual modelo é falho e precisa ser revisto com a maior brevidade possível.

Aprendi que os interesses da sociedade, de um grupo político, devem prevalecer acima de qualquer interesse individual ou vontade pessoal e, neste contexto, solicito a minha substituição na Comissão Especial representando o PMN.

Continuarei contribuindo com propostas que façam com que o País encontre mecanismos eleitorais ainda mais democráticos, que ajudem a minimizar as injustiças sociais do nosso Brasil.

Deputada Federal Jaqueline Roriz
Presidente do PMN do Distrito Federal

*Com informações do Correio Braziliense