Jornal Estado de Minas

Sistema eleitoral será primeiro tema da Comissão da Reforma Política

Agência Câmara

O sistema eleitoral – incluindo itens como voto distrital e voto em lista aberta ou fechada – será o primeiro tema a ser analisado pela Comissão Especial da Reforma Política, que discutiu há pouco, nesta terça-feira, o seu roteiro de trabalho. Paralelamente, para orientar o colegiado, a assessoria da Câmara fará um levantamento de todos as propostas em tramitação que tratam da reforma política e reunirá informações sobre a legislação de outros países nessa área.

Durante o debate, vários deputados manifestaram a preocupação com o fato de a Câmara e o Senado terem comissões distintas discutindo o mesmo assunto, o que poderia comprometer a eficácia da reforma. A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) anunciou que no próximo dia 23 será lançada a Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política com Participação Popular, que, segundo ela, poderá ser o ponto de convergência entre os trabalhos das duas Casas.

Neste momento, está sendo realizada a eleição dos três vice-presidentes da comissão especial. A reunião ocorre no plenário 11.

 

Aguarde mais informações