Obama
Às vésperas da visita ao Brasil do presidente norte-americano, Barack Obama, Amorim disse acreditar que a crise nos países do Oriente Médio demonstra a incapacidade dos Estados Unidos de resolver o problema isoladamente. Na avaliação dele, o momento é de mudança na ordem internacional e de inclusão de outros países como o Brasil, no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Uma crise como essa no Oriente Médio, que inclusive tem um aspecto democrático muito grande em alguns aspectos, demonstra também a incapacidade da maior potência resolver os problemas sozinha. É hora de mudar e acho que isso deve ser compreendido", afirmou.
"Se há um momento no mundo em que evidentemente a ordem internacional tem de ser mudada é este. Você lê e pega qualquer artigo internacional e vê que se questiona a capacidade e até o interesse dos Estados Unidos de agir isoladamente. Será que países como Brasil, Índia e África do Sul, que têm essa convivência democrática e plural, como a Turquia, talvez, não podem dar uma contribuição no Conselho de Segurança? É isso que tem de se pensar".