Leia Mais
Frente parlamentar quer incluir sociedade civil no debate sobre reforma política Comissão da reforma política ouve integrantes de movimento de combate à corrupção Presidentes da Câmara e do Senado buscam sintonia no debate sobre a reforma políticaSenado discute sistema proporcional para eleger deputados Frente da Reforma Política será reinstalada na quarta-feiraAntes da pergunta, porém, será feita uma contextualização, para que o entrevistado entenda o tema tratado. "Muitas pessoas sequer sabem o que significa suplência de senador, por exemplo. O pré-teste já mostrou que a contextualização funciona. A entrevista vai ficar um pouco mais demorada, mas corre-se menos risco de indução", explicou Ana Lucia Novelli, diretora da Secretaria de Pesquisa e Opinião do Senado (Sepop).
Sugestões
Desde o início deste mês, estão sendo coletadas opiniões e sugestões da população sobre a reforma política, por meio de formulário disponível na internet. O sistema de sugestões por meio da internet já foi testado para a reforma do Código de Processo Civil (CPC), aprovada em dezembro no Senado e que aguarda análise da Câmara. As contribuições também podem ser enviadas pelo Alô Senado: 0800-612211.
Até agora foram recebidas 625 sugestões. A maioria delas é sobre sistema eleitoral (majoritário, distrital e proporcional); voto facultativo ou obrigatório; e manutenção ou não da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Todas as sugestões são encaminhadas à comissão especial para análise no processo de elaboração da proposta.
O perfil do colaborador pela internet é de cidadãos de 40 a 59 anos, com curso superior ou pós-graduação e, na maioria, residentes na região Sudeste. Dos 625 formulários enviados, 582 são de homens e 41 de mulheres. "As mulheres estão distantes dessa discussão. Uma coisa bacana seria estimulá-las a participar", afirmou Ana Lucia.