Antes de terem a primeira reunião privada, o presidente norte-americano, Barack Obama, e a presidente Dilma Rousseff visitaram uma exposição com obras de artistas brasileiras. Organizada no Palácio do Planalto, a mostra só será aberta ao público na terça-feira, 23 de março. A presidente mostrou a Obama a tela Abaporu, da pintora modernista Tarsila do Amaral. A obra veio da Argentina apenas para a exposição.
Leia Mais
Dilma recebe o presidente Obama no Palácio do PlanaltoAgenda de Obama em Brasília será extensa, com encontro com empresáriosA chegada do presidente Obama impõe ao Itamaraty a maior fatia das despesasDilma sinaliza que quer superar divergências partidáriasPalocci e Mantega tentam afastar suspeitas de atritoDilma e Obama se reúnem a portas fechadas antes de entrevista coletivaO norte-americano chegou ao Palácio do Planalto por volta das 10h30. Depois de passar a tropa em revista, ele subiu a rampa e foi recebido pela presidenta Dilma e pelo ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Depois de subir a rampa, Obama foi homenageado com uma salva de tiros de canhão. Ele e Dilma ouviram os hinos nacionais dos Estados Unidos e do Brasil. Em seguida, os dois presidentes tiraram a foto oficial e Obama foi cumprimentado por ministros brasileiros. Um grupo de 90 crianças de uma escola pública do Guará, cidade a 15 quilômetros do centro de Brasília, acenava bandeiras dos dois países para o presidente norte-americano.
Na chegada ao palácio, Obama não teve contato com o público. A Polícia Militar isolou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. A população pôde chegar apenas até o Supremo Tribunal Federal, a cerca de 300 metros do Palácio do Planalto.
Apenas o presidente norte-americano subiu a rampa. A primeira-dama Michelle Obama chegou por uma entrada lateral. Seguindo o protocolo, Barack Obama subiu acompanhado da mulher do chanceler Antonio Patriota, a diplomata Tânia Cooper Patriota, que é norte-americana.
Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty, onde participará do encerramento do fórum de presidentes executivos de empresas brasileiras e norte-americanas e de um almoço com 150 convidados.