Leia Mais
Visita de Obama é o reconhecimento do papel do Brasil no novo protagonismo mundialDeclaração de Obama e Dilma deve fazer menção ao Conselho de Segurança da ONUBrasil e Estados Unidos assinam 10 acordos de cooperaçãoMichelle Obama fala sobre educação e laços entre Brasil e EUA para jovensEm comunicado, Brasil tem 'apreço' de Obama para CSObama diz que barreiras comerciais devem ser discutidas na Rodada DohaDilma cobra de Obama fim de barreiras comerciaisObama fala em reforma da ONU, mas não cita cadeira permanente para o BrasilPalocci e Mantega tentam afastar suspeitas de atritoDilma ressaltou que uma maior parceria tecnólogica e na área da educação vai favorecer ainda mais esse caminho. "Ampliar nosso intercâmbio é uma questão chave", afirmou. "Sua presença será de enorme valia nessa construção que queremos realizar", completou.
Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama agradeceu as palavras de Dilma Rousseff e afirmou que o Brasil tem se destacado pelo crescimento da economia. "Os Estados Unidos e o Brasil são as duas maiores democracias do hemisfério. O Brasil é um líder regional e promove a cooperação maior entre as Américas", disse.
"Acredito que é essa é uma visita histórica e vai servir para fortalecer as alianças, ampliando investimentos em áreas comerciais. Há muito o que podemos fazer", afirmou Obama. Sobre o pré-sal, Obama afirmou que "o Brasil quer ser uma nova fonte de combustível e os EUA querem ser um cliente dessa energia".
"Estou especialmente satisfeito por essa união. Acredito em uma maior cooperação entre os EUA e o Brasil nas décadas futuras", concluiu Obama.