A sinceridade da declaração pública foi mantida durante a reunião fechada entre os chefes de Estado e ministros dos dois países. Com o argumento de que antes do apoio definitivo dos EUA para que o Brasil conquiste assento no Conselho de Segurança é preciso "ampliar" as regras de participação no órgão, a presidente voltou a tocar no assunto, mas não ouviu de Obama nenhuma sinalização positiva. "Gostaríamos que houvesse um apoio mais enfático, mas houve um avanço em relação às posições anteriores dos EUA", afirmou Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais.
Garcia contou que durante a conversa Dilma "insistiu" na necessidade de os Estados Unidos aceitarem a criação de mecanismos para garantir maior equilíbrio entre o comércio das nações e que a presidente foi assertiva ao dizer a Obama que a política monetária dos EUA cria "complicadores", pois tem influência sobre a política cambial. Diante dos assuntos espinhosos, o presidente americano apenas "tomou nota", segundo o assessor para Assuntos Internacionais. "Não estávamos condicionando a viagem a isso. A viagem tem importância em si, é a primeira viagem à América do Sul, em um governo recém-iniciado". De concreto, Obama anunciou o acordo de intercâmbio entre instituições de ensino americanas e brasileiras que podem beneficiar 100 mil estudantes e professores.
Leia Mais
No Rio, jornalistas que vão cobrir Obama são revistadosNos Estados Unidos, mídia faz críticas à visita de Obama ao BrasilObama deixa Brasília e segue para o RioObama: de olho no pré-sal e em grandes obrasVisita de Obama consolida Brasil no cenário mundialDia de conhecer a Cidade MaravilhosaOposição e governo adotam discurso de elogios à visita de Obama ao BrasilEspaço aéreo na região de Copacabana está fechado para qualquer aeronaveCristo Redentor e Cidade de Deus na agenda de ObamaMovimentação é intensa próximo ao hotel onde Barack Obama está hospedadoNo almoço do Itamaraty, a presidente demonstrou especial interesse pelo modelo de saúde americano. Obama explicou em detalhes o funcionamento do sistema de financiamento do setor e contou que o Congresso analisa mudanças para incrementar os recursos da área.