Dilma quer mais
THE WASHINGTON POST
Comando remoto
O outro grande diário dos EUA privilegiou, na cobertura da visita do presidente americano, o acompanhamento permanente da crise na Líbia - e da situação no Japão - por parte do presidente. "Funcionários da Casa Branca enfatizaram que Obama poderia monitorar ambas as situações enquanto viaja. Muitos dos funcionários chaves na área de segurança nacional, como o conselheiro Thomas Donilon, o acompanham no Brasil", diz a reportagem. O Post cita também a secretária de Estado Hillary Clinton, que reiterou a importância de o presidente ter vindo a Brasília: "O questionamento de muitos sobre essa viagem - 'como o presidente pode ir à América Latina com tudo isso acontecendo, do Japão ao Oriente Médio e ao Norte da África?' " está sendo devidamente respondido".
CLARÍN.COM
Valores comuns
O periódico argentino destacou, na capa do site, a visita do presidente norte-americano. Deu ênfase à fala em que Obama respalda, ainda que não muito claramente, a intenção brasileira de se tornar integrante do Conselho de Segurança da ONU e exalta o avanço econômico do país nos últimos anos. "Uma das razões pelas quais vemos com bons olhos a ascensão do Brasil é que temos valores comuns, como a democracia e a inclusão social", afirmou Obama.
EL MERCURIO
Citação genérica
No site do jornal chileno, o destaque maior era para a invasão das tropas europeias à Líbia, mas, na editoria de mundo, havia uma citação à chegada de Obama a Brasília e ao encontro entre o líder e a presidente Dilma Rousseff. O Chile é o segundo ponto da visita de Obama no giro pela América Latina. O diário ressaltou uma das frases do presidente no Palácio do Planalto. "Os EUA mantém uma relação próxima e dinâmica com o Brasil. Nosso trabalho conjunto, sempre pautado em valores comuns, tem sido crucial para a construção de um futuro melhor, seja na promoção de direitos humanos, no fortalecimento do desenvolvimento econômico e no combate aos efeitos das mudanças climáticas".
THEGUARDIAN
Cidade de Deus
O tradicional jornal inglês ocupou a cobertura com dezenas de reportagens sobre a ação aliada na Líbia. Até o fim da tarde de ontem, a única referência à presença de Obama em território nacional era uma matéria publicada no jornal que citava a perspectiva de que o presidente dos EUA visitasse a Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, favela que foi cenário do filme realizado por Fernando Meirelles.