A visita de apenas dois dias ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já gerou mais de 27 mil mensagens na rede social Twitter. Uma semana antes da chegada de Obama, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil lançou um concurso na internet para premiar as melhores mensagens de boas-vindas. Os prêmios são tablets (equipamentos em forma de prancheta que podem ser usados para acesso à internet), telefones celulares, camisetas e brindes da viagem do presidente norte-americano.
Há mensagens em português e também em inglês, outras misturam os dois idiomas, e existem também aqueles que não se intimidam em mostrar pouca familiaridade com a língua de Obama. A forma de tratar o norte-americano vai da formalidade, como “ilustre presidente”, de acordo com uma mulher de Apiaí, no interior de São Paulo, a expressões mais íntimas. Uma moradora de Vitória, por exemplo, o chama de “querido Obama”. Um morador de São Paulo também optou pela informalidade, mas agregou ao “querido” a palavra “presidente”, tudo em inglês. Mas, no geral, o presidente norte-americano é chamado simplesmente de “Obama” no Twitter.
Em inglês, uma moradora do Rio de Janeiro recomenda que ele não deixe o orgulho, a vaidade e a ganância prejudicarem o seu trabalho. De Minas Gerais, uma moradora pede para Obama ajudá-la a conhecer os Estados Unidos.
A uma semana da chegada de Obama ao Brasil, a embaixada norte-americana postou informações, pelo Twitter, sobre a história e a trajetória política do chefe de Estado. Na principal mensagem, a embaixada lembra que ele é o 44º presidente norte-americano e que se destacou na campanha pela transparência das contas públicas e pelo controle ao uso de armas de fogo.