Em português, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou neste domingo o povo brasileiro no início do seu pronunciamento para uma plateia de mais de 2 mil convidados, no Theatro Municipal, “Alô, Cidade Maravilhosa, obrigado a todo o povo brasileiro”, arrancando aplausos dos presentes. Em seguida, disse que compreendia o esforço dos presentes porque no momento em que discursava havia o jogo do Vasco com o Botafogo.
“Nunca minha mãe imaginaria que minha primeira visita ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos”, afirmou Obama. “Também nunca imaginaria que este país é mais bonito ainda. Vocês são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, disse ele, citando o “verde” e o “mar”.
Pela manhã, Obama pretendia visitar o Cristo Redentor. Mas informações, não confirmadas oficialmente, indicam que ele adiou o passeio para o fim da tarde porque estava coordenando uma reunião vinculada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. O assunto em discussão na reunião foi o agravamento da crise na Líbia.
Para acompanhar o discurso de Obama, no Theatro Municipal foram convidados cerca de 2,5 mil convidados. A lista vai desde políticos, artistas, futebolistas e empresários, como Eike Batista, Pelé , Alcione, Martinho da Vila, Lázaro Ramos, Gilberto Gil e Thaís Araújo.
O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909, mas recentemente passou por uma revitalização, em 2007. Foram três anos de obras que custaram R$ 65 milhões. Localizado na Cinelândia, na região central do Rio, o prédio reúne obras de arte de artistas consagrados, como Eliseu Visconti.