Jornal Estado de Minas

Barack Obama se despede do Brasil e segue para o Chile

Rafael Passos

Barack Obama e primeira-dama do EUA, Michelle Obama, se despedem dos brasleiros antes da viagem ao Chile - Foto: Sergio Moraes/Reuters 

Depois de dois dias de uma extensa agenda no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a sua família embarcaram às 9h14 desta segunda-feira (horário de Brasília) para Santiago, no Chile. O líder americano chegou de helicóptero à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 8h50, acompanhado por um forte aparato de segurança.

O líder norte-americano deixou o hotel onde estava hospedado em Copacabana, na Zona Sul do Rio, no início da manhã, e seguiu para o campo do Flamengo, na Gávea. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PMDB), foram se despedir da família de Obama na pista do aeroporto, momentos antes da viagem.

A comitiva americana chegou ao Brasil na manhã de sábado. A viagem começou por Brasília, onde Barack Obama teve reuniões com a presidente Dilma Rousseff (PT), ministros e empresários. Um dos momentos marcantes da passagem do presidente no Distrito Federal foi quando Obama subiu a rampa do Palácio do Planalto e, em seguido, recebeu as boas vindas de Dilma.

A família Obama desembarcou no Rio, ainda no sábado à noite. Já no domingo, o presidente visitou a Cidade a Deus, na Zona Oeste da capital. Na comunidade, o líder norte-americano assistiu uma apresentação artística e conheceu uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

No início da tarde, o presidente discursou no Theatro Municipal, no Centro do Rio, para uma plateia de aproximadamente dois mil convidados. Obama falou por cerca de 20 minutos e exaltou a cultura brasileira. Já na noite de domingo, a família Obama encerrou a visita ao Rio com um passeio no Cristo Redentor.