Depois de dois dias de uma extensa agenda no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a sua família embarcaram às 9h14 desta segunda-feira (horário de Brasília) para Santiago, no Chile. O líder americano chegou de helicóptero à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 8h50, acompanhado por um forte aparato de segurança.
Leia Mais
Visita de Obama foi o maior teste para a segurança do Brasil desde o PanFernando Pimentel, Patriota e Palocci saem prestigiados de vinda de ObamaVisita de Obama retoma reaproximação do Brasil com os EUAPasseio no Corcovado encerra visita de Obama ao BrasilBarack Obama promete voltar ao Brasil em 2016 para as OlimpíadasConvidados têm reações diversas ao discurso de Obama no Rio"A esperança está voltando a lugares onde o medo prevalecia", diz Obama Imprensa dos Estados Unidos volta a criticar visita de Obama ao BrasilBomba explode no Chile antes de visita de ObamaA comitiva americana chegou ao Brasil na manhã de sábado. A viagem começou por Brasília, onde Barack Obama teve reuniões com a presidente Dilma Rousseff (PT), ministros e empresários. Um dos momentos marcantes da passagem do presidente no Distrito Federal foi quando Obama subiu a rampa do Palácio do Planalto e, em seguido, recebeu as boas vindas de Dilma.
A família Obama desembarcou no Rio, ainda no sábado à noite. Já no domingo, o presidente visitou a Cidade a Deus, na Zona Oeste da capital. Na comunidade, o líder norte-americano assistiu uma apresentação artística e conheceu uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
No início da tarde, o presidente discursou no Theatro Municipal, no Centro do Rio, para uma plateia de aproximadamente dois mil convidados. Obama falou por cerca de 20 minutos e exaltou a cultura brasileira. Já na noite de domingo, a família Obama encerrou a visita ao Rio com um passeio no Cristo Redentor.