Leia Mais
Comissão convida PGR para falar sobre caso Jaqueline Roriz Joaquim Roriz é submetido a angiografiaJaqueline Roriz é notificada sobre propina e tem cinco dias para apresentar defesaRelator do caso Jaqueline Roriz quer ouvir Durval e marido da deputadaConselho de ética da Câmara notifica advogados de Jaqueline RorizGovernador do DF quatro vezes e coronel político imbatível desde a conquista da autonomia política da capital do País, na década de 1980, Roriz começou a entrar em desgraça em 2007, quando renunciou ao mandato de senador para escapar de processo de cassação por quebra do decoro no escândalo da "bezerra de ouro". Durante a operação Aquarela da polícia civil local, ele foi flagrado em interceptação telefônica negociando a partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões, emitido pelo empresário Nenê Constantino, fundador da Gol Linhas Aéreas.
Por meio do assessor de imprensa, Paulo Fona, o ex-governador e os familiares alegaram que a transação nunca se concretizou, "como está demonstrado nos autos". Os advogados de Roriz, das filhas parlamentares e dos demais membros da família vão contestar a ação e pedir seu trancamento na Justiça. Curiosamente, o Monet fica ao lado do edifício Lucena Roriz, pai do ex-governador.
Além da perda dos bens e devolução dos aluguéis recebidos pela família, a ação prevê a suspensão dos direitos políticos de todos os envolvidos por dez anos, proibição para que eles possam contratar com o poder público nesse período, além de multa no valor de três vezes o acréscimo patrimonial.