O ex-vice-presidente luta contra o câncer no abdômen há 13 anos. Ele tinha recebido alta no dia 16 de março, após ter sido internado no dia 9 de fevereiro por causa de uma peritonite, que é uma inflamação no peritônio - membrana que reveste as paredes do abdômen - causada por uma perfuração no intestino.
Quando Alencar deixou o hospital, Paulo Hoff declarou que a equipe médica concedeu alta em atendimento a um pedido do próprio paciente, que manfestou o desejo de continuar o tratamento em casa. Porém, ele continuou retornando ao Sírio Libanês tres vezes por semana, para sessões de diálise. Ontem, entretanto, o paciente foi internado na UTI depois de complicações do seu quadro.
No dia 25 de janeiro, o ex-vice-presidente foi um dos homenageados no aniversário de São Paulo, depois de 33 dias de internação. Ele se encontrou na ocasião com a presidente Dilma Rousseff, que entregou a medalha de 25 de Janeiro, no prédio da Prefeitura de São Paulo. No dia seguinte à solenidade, ele recebeu uma autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. Mas depois voltou a ser internado.